Participamos do

Praia de Iracema recebe evento Amar o Mar neste fim de semana

Projeto tem como finalidade sensibilizar pessoas para a importância do cuidado com a natureza
14:18 | Mar. 25, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Praia de Iracema foi palco neste sábado, 24, de várias ações com a finalidade de conscientizar pessoas sobre a importância do cuidado com a natureza. Idealizado pela Prefeitura de Fortaleza e pelo Instituto Iracema, o evento Amar o Mar promoveu atividades como limpeza da faixa de areia e distribuição de mudas, além de luau com apresentação do músico cearense Marcos Lessa, da banda Apanhadores de Sonhos e do músico Berg Menezes. 

Com a intenção de sensibilizar banhistas, voluntários da Prefeitura, do Instituto Iracema e da comunidade do Poço da Draga recolheram 100 kg de material reciclável na faixa de areia desde o Pavilhão Atlântico até a Praia do Lido, conhecida como ‘Praia dos Crush’. De acordo com o gerente da célula de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Juliano Oliveira, esta é a quarta limpeza do ano feita em praias, rios e lagoas de Fortaleza e estão previstas mais 16 até o fim de 2018. 

Outra atividade promovida no sábado foi a troca de material reciclável por mudas nativas, frutíferas e ornamentais. A estudante Andreza Santos, 20, foi uma das banhistas que aproveitou o evento para trocar uma garrafa plástica por uma muda de tangerina. Os 50 kg recebidos na distribuição de mudas se somarão ao material coletado na orla e tudo será destinado para associações de catadores apoiadas pelo Município. 

O evento acontece em conjunto com a Hora do Planeta, ato realizado em Fortaleza desde 2013. Promovida em todo o mundo pela Rede WWF, durante a Hora do Planeta, governos, empresas e população são incentivados a demonstrar preocupação com o aquecimento global e com as mudanças climáticas, apagando as luzes por uma hora. Das 20h30 às 21h30 da noite de sábado, serão apagadas as luzes do Paço Municipal, da Praça do Ferreira, da Praça Portugal, da Estátua de Iracema Guardiã, da Igreja de Fátima, do Estoril e do Centro Cultural Belchior.

A programação do evento Amar o Mar continua neste domingo, 25, com exposições, palestras e apresentação musical. Segundo o presidente do Instituto Iracema, Davi Gomes, esta é a primeira edição do projeto e a estimativa é receber de três a quatro mil pessoas nos dois dias do fim de semana. 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente