Participamos do

O que se sabe e o que não se sabe sobre o apagão dessa quarta-feira

Algumas questões ainda não foram esclarecidas
15:51 | Mar. 22, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Após o apagão que atingiu todas as regiões do País e deixou às escuras 14 estados, nesta quarta-feira, 21, algumas dúvidas surgiram. O POVO Online separou as perguntas que já possuem respostas e outras que ainda não estão esclarecidas. 

O que já sabemos sobre o apagão:
 
O fornecimento de energia no Ceará já foi restabelecido?
Sim. De acordo com a Enel, desde às 20h54min desta quarta-feira, 21, o fornecimento elétrico voltou a funcionar. Porém, moradores de alguns bairros da Capital relatam oscilações na energia. A Enel informou que tais problemas não têm relação com o apagão e que são casos pontuais em casas ou ruas específicas. 
 
Quais os locais que apresentam queda ou oscilação da energia em Fortaleza?
Centro
Meireles
Vila Ellery
Conjunto Ceará
Serrinha
Mondubim
Bom Jardim 
 
Os semáforos da Capital estão funcionando?
Sim. Desde 11 horas desta quinta-feira, 22, a situação foi regularizada. 
 
Qual o motivo do blecaute?
Foi uma falha no disjuntor de interligação de barramentos na subestação Xingu, às 15h48 desta quarta-feira, 21. O disjuntor desconectou o bipolo em corrente contínua entre Xingu (PA) e Estreito (MG). Todas as regiões do País foram afetadas e os sistemas Sul-Sudeste-Centro-Oeste e Norte-Nordeste foram desconectados. 
 
Quais locais foram mais afetados pelo apagão?
Ao todo, 14 estados ficaram sem fornecimento. Todos os municípios do Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Bahia, Piauí Tocantins e Pará ficaram sem energia. 
 
Comunicado de desligamento programado que circula nas redes sociais
A Enel informou por meio de nota que o desligamento será realizado apenas para cerca de 200 clientes do bairro Tauape, de 13h às 17h desta quinta-feira, 22. A companhia informa que o desligamento programado é realizado para manutenções da rede elétrica e acontece periodicamente. A distribuidora informa também que todos os clientes são comunicados anteriormente por meio de aviso prévio. 
 
[FOTO2]
O que ainda não sabemos 
 
O que causou a falha no disjuntor?
Para determinar as causas da falha energética é preciso fazer uma análise de todas as informações. O processo deve durar de 10 a 15 dias. A realização do Relatório de Análise da Perturbação será realizado na segunda-feira, 26, no Rio de Janeiro. 
 
Por que as oscilações continuam?
Ainda sem informações. 
 
Existe a possibilidade de outro apagão no País a curto prazo?
Ainda sem informações. 
 
 
Redação O POVO Online 
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente