Participamos do

Estudantes de direita se dizem oprimidos por colegas na UFC

21:05 | Mar. 16, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) formaram grupo de estudo por se dizerem oprimidos pela maioria de esquerda, segundo eles, do curso. A iniciativa tem provocado polêmica no ambiente acadêmico. A ideia do projeto "Diálogos Com-política" é debater a conjuntura política do País. 
 
Por meio de nota, no Facebook, o professor de jornalismo da UFC, Diógenes Lycarião, coordenador da proposta, explicou que o projeto surgiu da necessidade de ampliar o debate político além da polarização e evitar que universitários sejam agredidos ao expor suas ideias - o que, segundo ele, é recorrente.
 
Ainda em nota, ele declara que estudantes com opiniões contrárias sofrem "agressões, insultos e humilhações". O POVO Online não conseguiu contato com o docente até o momento. Projeto foi criado em dezembro de 2017. Entenda o projeto no link. Leia trecho da nota: 
 
“Na condição de professor e pesquisador em Comunicação Política com adesão aos valores democráticos, isso muito me preocupou, pois acredito exatamente na ideia de que os projetos, valores e concepções com as quais discordamos devem ser enfrentando no plano das ideias, da argumentação e não das pessoas. No plano da persuasão, apresentação de evidências e racionalidade moral e não do constrangimento, da humilhação e da desqualificação do interlocutor.
 
Justamente por acreditar na força dos valores e pensamento do campo liberal de esquerda é que muito me preocupa que exista uma incapacidade desses valores e pensamento produzir novas adesões pelo fato de haver uma cultura política refratária ao diálogo e ao debate de ideias. Sintomático foi o relato de um estudante que me perguntou “como vou ser convencido se apenas recebo chacota e constrangimento? ”, explicou em nota. 
 
Leia nota na íntegra:  [VIDEO1]
 
 
Redação O POVO Online  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente