Participamos do

Escultura de Sérvulo Esmeraldo está totalmente danificada, informa Corpo de Bombeiros

A retirada da escultura das águas do mar da Praia de Iracema, que estava marcada para esta terça, se tornou inviável, uma vez que a tarde se encaminhava para o fim e a baixa visibilidade impediria o resgate da obra
21:20 | Mar. 06, 2018
Autor Carlos Holanda
Foto do autor
Carlos Holanda Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

A escultura do artista plástico Sérvulo Esmeraldo, que se encontra no fundo do mar da Praia de Iracema após as fortes ondas que atingiram o litoral cearense, está totalmente danificada, informou um soldado do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.

O militar identificado como subtenente Daniel, que avistou a escultura durante mergulho, conta que pôde constatar os danos, principalmente, na borda do navio e na chaminé. A escultura, conforme noticiado pelo O POVO, passou por restauração em outubro do ano passado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O fotógrafo Gentil Barreira, que era amigo de Sérvulo desde os anos 1970, é otimista quanto à restauração da escultura, visto que a tarefa mais difícil, localizá-la, já foi concluída.

[FOTO2]

Outro amigo do artista, Ari Josino, o responsável por executar as ideias do artista, acompanhou o trabalho dos bombeiros durante a tarde com expectativa. Ele também informou aos profissionais sobre peso e estrutura da obra. Ele ressalta que a escultura é de grande importância para a Capital e, por isso, e pela relação afetiva com o objeto, diz que reconstruirá com a mesma empolgação de sempre.[SAIBAMAIS]

Retirada da obra adiada

A operação realizada pelos bombeiros para a retirada da obra se estenderá por mais um dia. A corporação teve que encerrar os trabalhos na tarde desta terça-feira, por volta das 17h20min, por conta da baixa visibilidade proporcionada pela chegada da noite.

Conforme o coronel Holdaney, que está à frente da operação, o rompimento ao meio de um cabo, responsável pelo içamento, atrasou ainda mais os planos da corporação. Para o resgate, diz Holdaney, já foram utilizados sete levantadores de peso submersos - espécie de boias -,que foram fixados à borda do navio, à chaminé e à haste de sustentação, 10 mergulhadores, um bote e duas máscaras de comunicação subterrânea.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente