Participamos do

Cidade da Criança e Praça Sagrado Coração de Jesus receberão R$ 10 milhões em investimentos

O complexo foi escolhido dentre 8 opções por meio do programa Você Faz Fortaleza, no qual a população vota no projeto que a Prefeitura deve dar prioridade de investimento
15:23 | Mar. 06, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]O programa Você Faz Fortaleza, uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, disponibilizou 40 urnas populares espalhadas em diversos pontos da Cidade, para que a população pudesse escolher qual projeto seria executado de forma integral. Dentre as nove opções, a Cidade da Criança e a Praça Sagrado Coração de Jesus foram eleitas para receber investimento municipal de R$ 10 milhões em revitalização. 

Na manhã desta terça-feira, 6, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) anunciou na Câmara dos Vereadores que a Cidade da Criança e a Praça Sagrado Coração de Jesus receberam um total de 21.218 votos. Em segundo lugar, com 15.828 votos, ficou a margem direita do Rio Ceará, e em terceiro o Complexo Zoológico Horto e Lagoa do Passaré com 13,948 votos. 

“A Cidade da Criança e a Praça Sagrado Coração de Jesus têm valor histórico, pois existem desde 1884, ambiental, porque é uma das poucas áreas que ainda pode se ver o Riacho Pajeú, e urbanístico, por se localizarem no centro da cidade de Fortaleza, além de terem a necessidade de revitalização e reocupação”, disse o Prefeito. 
 
[VIDEO1] 
 
Roberto Cláudio também explicou que a prefeitura está buscando meios de financiar a implementação dos outros 3 projetos mais votados, Barra do Ceará, Complexo da Lagoa do Passaré  e Lagoa da Viúva. A votação ocorreu no período de 1º a 28 de fevereiro, e os totens de votação poderiam ser encontrados nos terminais de ônibus, postos de saúde, Cucas, secretarias regionais, Upas, dentre outros.

A História
A Cidade da Criança já foi conhecida inicialmente como Parque da Liberdade, devido à sua denominação estar ligada ao fato histórico da libertação dos escravos no Ceará, em 1884. 

Posteriormente, em 1922, sua denominação passou a ser de Parque da Independência, em comemoração do centenário da Independência do Brasil. Anos mais tarde, em 1938, o espaço recebeu o nome de Cidade da Criança, mesmo período em que foi criado o serviço de educação infantil, mantido pelo município. 

A Praça Sagrado Coração de Jesus já foi conhecida como Praça da Boa Vista, Praça do Lago, Praça da Lagoa do Garrote, Praça da Liberdade e Praça José Júlio. Atualmente, seu nome faz referência ao importante e grandioso Santuário Sagrado Coração de Jesus. 

Situação atual
O parque possui uma área de 26.717 m², um lago com uma ilha central, estátuas de bronze e diversos elementos de época, como um castelo de pedras, pontes e guarda-corpos. Atualmente, o equipamento necessita de serviços de pintura, troca de pisos e restauração de seus elementos históricos. A limpeza do lago do parque e a recuperação dos equipamentos infantis e mobiliários urbanos também são necessárias. 

Resultado da Votação
1. Cidade da Criança e Praça Sagrado Coração de Jesus
21.218 votos (20,64%)
2. Margem direita do Rio Ceará
15.828 votos (15,40%)
3. Complexo Zoológico Horto e Lagoa do Passaré
13.948 votos (13,57%)
4. Lagoa da Viúva
13.612 (13,24%)
5. Praça e Mercado da Messejana
10.699 (10,41%)
6. Lago Jacarey
7.665 (7,46%)
7. Lagoa de Porangabussu
6.948 (6,76%)
8. Parque Natural Municipal das Dunas da Sabiaguaba
6.498 (6,32%)
9. Praça e Mercado do Carlito Pamplona 
6.376 (6,20%) 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente