Participamos do

Equipe de resgate tem dificuldades para retirar obra de Sérvulo Esmeraldo do mar

A escultura está instalada na Ponte dos Ingleses há 24 anos e foi arrastada pelas ondas durante a ressaca do mar na última sexta-feira, 2
12:08 | Mar. 06, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Mergulhadores do Corpo de Bombeiros e salva-vidas da Prefeitura de Fortaleza enfrentam uma série de obstáculos estruturais e naturais para resgatar obra de Sérvulo Esmeraldo que se encontra no mar. A retirada da obra La Femme Bateau começou na manhã desta terça-feira, 6, após o nível do mar baixar. A escultura, entretanto, estava presa em uma pilar da Ponte dos Ingleses que pesa mais de duas toneladas. Além disso, as correntes marítimas atrapallham o trabalho da equipe de resgate.
 
A obra foi arrastada pelo mar na última sexta-feira, 2, por conta das ondas da ressaca do mar que atingiram boa parte do litoral da Capital. O fenômeno teve início na quinta-feira, 1°, com ondas de 3,5m de altura. No sábado, as ondas diminuíram, mas ainda alcançavam 2,8m. 
 
Veja como foram etapas de resgate da escutura La Femme Bateau, que já dura dois dias. 

Sexta-feira, 2, à noite, o secretário da Regional II, Ferruccio Feitosa, solicitou ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Heraldo Pacheco, a busca pela obra do artista cearense localizada na Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema. No sábado, 3, Heraldo afirmou em entrevista ao O POVO Online que o nível do mar estava alto — cerca de 2,8m —  e, por isso, não era possível iniciar os procedimentos. A saída foi esperar pela segunda-feira, 5, quando o nível estivesse mais baixo. 
 
Segunda-feira, 5, a operação conjunta iniciou às 8h30min, mas os trabalhos de preparação dos dez mergulhadores do Corpo de Bombeiros e oito salva-vidas da Guarda Municipal começaram às seis horas da manhã. Um salva-vidas encontrou às 10h30m a escultura entre os pilares que sustentam a Ponte dos Ingleses, a 4,5 m de profundidade. Devido ao peso da obra de 400kg e á dificuldade de visualização dentro do mar, o resgate foi adiado para esta terça-feira, 6.  

Terça-feira, 6, os trabalhos iniciaram às oito horas da manhã. O efetivo que encontrou La Femme Bateau teve de tatear a obra até conseguir desvinculá-la de um dos pilares de mais de duas toneladas que sustenta a Ponte dos Ingleses. Apesar da desvinculação da longarina na qual estava presa, ainda foi preciso desparafusar quatro parafusos que fixavam a obra na estrutura. 

Terça-feira, 6, às 11h05m, os quatro parafusos são soltos da escultura. Para conseguir levá-la para cima, foram acopladas à obra de arte duas bolsas infláveis capazes de suportar 250kg cada. Às 11h20min, bombeiros e salva vidas começaram a guinada da obra. 

A expectativa é que depois de todo o procedimento de busca e soltura da obra de arte do artista plástico cearense, Sérvulo Esmeraldo, o resgate seja concluído entre o fim da manhã de hoje, 6, e o início da tarde. Depois de resgatada, a obra segue para restauração, de acordo com a secretária executiva de Cultura de Fortaleza, Paola Braga.
 
Redação OPOVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Leia Mais.

Aceitar