PUBLICIDADE
Notícias

Sete receitas para quem adora ciriguela

Tem os que preferem in natura, mas, para quem quer experimentar novos sabores, O POVO Online selecionou algumas dicas

11:58 | 02/02/2018
NULL
NULL

[FOTO1]

"Olha a ciriguela”, anunciam os vendedores enquanto exibem as bandejas esborratadas. Não é à toa que as praias e os cruzamentos das avenidas de Fortaleza ganham o colorido amarelo, pois de dezembro a fevereiro acontece a colheita da fruta. A relação do fruto com o Ceará se dá desde a economia dos pequenos agricultores no Cariri às memórias afetivas de quem nasceu ou cresceu no Nordeste brasileiro. Com açúcar, na cachaça, na forma de doce, prato elaborado e, claro, no dindin. O POVO Online selecionou algumas receitas. 

 

[SAIBAMAIS] 

A ciriguela custa em média R$ 5 o quilo, no Mercado São Sebastião, no Centro. Lá, também vende a polpa por R$ 5,50. Mas é possível encontrar a fruta em diversos mercados espalhados pela Cidade. Os ingredientes para as receitas podem ser comprados em supermercados e mercadinhos da Capital. Como leite condensado, cachaça, açúcar e limão. 

 

Confira as receitas:

Dindin 

 

Ingredientes: 240ml polpa de ciriguela e 2 colheres de mel. Você também vai precisa de saquinhos. Rendimento: três dindins.  

 

Como fazer: após lavar a fruta, coloque-a em uma peneira para extrair e coar a polpa. Depois, separe a polpa em um recipiente e junte com bagaço adicionando 240 ml de água filtrada. Esprema até retirar o restante da polpa. Coe mais uma e vez e junte à primeira polpa. Adicione mel e coloque o sucos nos saquinhos. Deixe no congelador por seis horas. 

Geleia

 

Ingredientes: 900 gramas de ciriguelas maduras, 250 grama de açúcar e 1 maçã picada.

 

Como fazer: após lavagem, deixa a fruta de molho em água clorada durante 15 minutos. Depois, escorra a água e lave a fruta mais uma vez em água corrente. Agora, junte as ciriguelas com a maçã para ferver em água filtrada até que fiquem cozidas. Depois, peneire para extrair as sementes. Coloque a água que sobrou em uma panela com açúcar e leve para cozinhar. Mexa até dissolver o açúcar e deixe cozinhar em fogo lento, mexendo de vez em quando, até atingir a textura de geleia.

Sorvete 

 

Ingredientes: 1/2 xícara de polpa de ciriguela, 1 colher de sopa de suco de limão, 1 lata de leite condensado e 1 lata de creme de leite

 

Como fazer: bata todos os ingredientes no liquidificador cinco minutos. Transfira o conteúdo para um recipiente, cubra e leve ao congelador por 4 horas. Depois, retire-o e bata novamente e devolva ao congelador até endurecer 

Doce 

 

Ingredientes: 1 litro de água, 1kg de ciriguela, 2 xícaras de açúcar.

 

Como fazer: cozinhe a fruta. Quando o caroço estiver saindo, é o momento de parar. Depois, espere esfriar para tirar os caroços. Bata a polpa no liquidificador até que forme uma massa. Enquanto isso, coloque açúcar para derreter sem deixar queimar. Jogue a ciriguela batida e mexa até ferver. 

Mousse  

Ingredientes: 1 porção de ciriguela sem caroço (aproximadamente 50 unidades), 1 caixa de leite condensado, 1 caixa de creme de leite e 1 envelope de gelatina sem sabor.

 

Como fazer: Bata as frutas no liquidificador. Depois, acrescente o creme de leite e vá acrescentando o leite condensado aos poucos. Por último coloque a gelatina já preparada na mistura e bata por 2 minutos. Pronto. Leve o mousse ao congelador por 4 horas. 

 

Molho com ervas (pode ser usado em pratos como carne e peixe)

Ingredientes: 200 g de polpa de ciriguela congelada, 1/2 xícara (chá) de vinho branco, 3 colheres (sopa) de açúcar, 8 ramos de salsinha, 10 folhas de sálvia, 8 ramos de tomilho, 5 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol, 1 colher (sopa) de pimenta tipo tabasco e sal a gosto 

Como fazer: coloque a polpa de seriguela no liquidificador e adicone o vinho, o açúcar e 1 xícara (chá) de água (240 ml). Bata por 30 segundos ou até ficar homogêneo. Reserve.

Limpe as ervas, separe somente as folhas, lave-as e seque com toalha de papel. Pique-as  e coloque-as em uma panela. Depois, acrescente o azeite de oliva e leve ao fogo, sem parar de mexer.

 

Refogue por dois minutos. Junte a mistura de seriguela batida, a pimenta e o sal. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 3 minutos ou até obter molho levemente encorpado. Acerte o sal e retire do fogo e sirva com o prato escolhido. 

 

Caipinha ou Caipiroska 

[FOTO2]Ingredientes: de 7 a 8 ciriguelas, 1 colher de açúcar, 1 dose de cachaça (ou mais, a depender do gosto) e Gelo.

Como fazer: após lavar e tirar os brotos, amasse as frutas e o açúcar com um pilão, mantenha as sementes e cascas. Acrescente a cachaça e o gelo e misture. A cachaça pode ser substituída por vodka. 

 

Calda para bolo

Ingredientes: 200g de polpa de seriguela, 1 xícara de açúcar e 1/2 xícara de água.

Como fazer: misture os ingredientes e leve ao fogo. Deixe cozinhar por cinco minutos. Após esfriar, regue o bolo.

Sugestão: bolo de fubá.  

 

 

 

Redação O POVO Online  

TAGS