Participamos do

Do meme da batatinha às chacinas: relembre os fatos que marcaram janeiro de 2018

O POVO Online relembra 16 casos que marcaram o primeiro mês do ano
16:24 | Fev. 02, 2018
Autor Rubens Rodrigues
Foto do autor
Rubens Rodrigues Repórter do OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Violência, exposição na Internet, esperança da chuva e até super lua. Teve de tudo em janeiro. Dos crimes bárbaros que chocaram o Ceará, passando pelo homicídio da jovem Stefhani Brito à noite sangrenta das Cajazeiras, aos casos que viralizaram nas redes sociais e projetaram a sede do cearense por narrativas que fogem da rotina. Relembre 16 casos que marcaram janeiro de 2018.

[FOTO1]Dia 1º - Caso Stefhani

No primeiro dia do ano, os moradores do bairro Mondubim, em Fortaleza, ficaram horrorizados com um homem que transitava de moto com uma mulher morta na garupa da moto. Stefhani Brito tinha 22 anos quando foi assassinada. O ex-companheiro e principal suspeito do crime segue foragido.

Dia 1 - Policial salva vítima de afogamento

Com três meses de Polícia Militar, o soldado Haley Handroskowy se deparou com uma situação de risco quando viu um rapaz se afogando, na Praia de Iracema. Prestando serviço pelo Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), ele percebeu que não havia tempo para retirar o fardamento e entrou na água de roupa e coturno. "Entrei na Polícia Militar para proteger pessoas", disse

Dia 3 - Valentina e Enzo Gabriel

Estão entre os nomes mais registrados no Ceará, em 2017, Valentina e Enzo Gabriel. À frente de nomes da moda, o clássico Maria é o campeão de registros. Entre os homens, João Miguel foi o mais comum. Ranking foi desenvolvido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-BR).

Dia 9 - O meme da batata

A briga entre duas jovens em uma hamburgueria de Fortaleza foi registrada em vídeo e viralizou nas redes sociais, além de áudios que narram os minutos de tensão. O motivo? Batata frita e onion rings. Topazzyo White, uma das personagens da confusão, explicou o episódio ao O POVO.
 
 [FOTO2]
 
Dia 12 - Camilla Uckers 

A youtuber e humorista cearense Camilla Uckers precisou ser internada com urgência para retirada de implante de silicone feito nos glúteos, na segunda semana de janeiro. Ela acusa o médico de falha na cirurgia. "Tudo que tenho guardado será usado em juízo", disse.
 
Dia 14 - Crianças retiradas de festa em shopping 

Três crianças foram retiradas de festa que era realizada na loja Game Station, no shopping RioMar Fortaleza. Elas foram abordadas a pedido do secretário adjunto da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Sandro Camilo Carvalho, um dos convidados da festa. Ele percebeu a presença de três meninos, aparentemente não convidados para a comemoração, que estariam incomodando o filho dele.
 
Dia 15 - Morre Dolores O'Riordan

Vocalista do The Cranberries, a irlandesa Dolores O’Riordan, morreu no dia 15, aos 46 anos. Ela teve mal súbito após sessão de gravação. A voz de Dolores ficou eternizada em hits como “Zombie“, lançada em 1994 no álbum No Need to Argue.
 
[VIDEO1] 

Dia 15 - Ultraleve cai em Aquiraz

Um ultraleve que partiu do Clube de Aviação Catuleve, na Lagoa do Catu, em Aquiraz, caiu e deixou o piloto ferido. A aeronave não passou por perícia por se tratar de um veículo experimental.
 
 [FOTO3]
 
Dia 18 - Chikungunya aumenta mais de 200% em 2017 em Fortaleza

Fortaleza viu crescer em 222,4% o índice de casos confirmados de chikungunya em 2017, quando comparado a 2016, conforme balanço de ações para enfrentamento às arboviroses no ano passado. 
 
Dia 19 - Skinheads no Benfica

Um universitário foi atacado por um grupo de seis pessoas no bairro Benfica e relatou a agressão no Facebook. Ele afirma que teve a orelha rasgada e que ouviu dos agressores expressões de cunho racista e homofóbico.

Caso é acompanhado pela Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (Renap) e o Fórum Cearense LGBT, e investigado pelo Ministério Público e Abin. Dias depois, integrantes do grupo acusado de agressão sofreram represália durante entrevista ao O POVO Online.

Dia 22 - Chuvas acima da média em 2018

O prognóstico positivo de chuvas para o trimestre, que vai deste mês de fevereiro a abril próximo, alerta para possibilidade de precipitação irregular no Centro-Sul do Ceará. Ainda assim, os números são os melhores apresentados nos últimos 10 anos. A probabilidade de chuva acima da média é de 40%, 35% em torno do normal e 25% abaixo.

Dia 23 - Helicóptero da Globo Nordeste cai em Recife

Helicóptero que prestava serviço à Rede Globo Nordeste caiu na praia do Pina, em Recife. Duas pessoas morrem no acidente. Internado desde o acidente, o operador de transmissão Miguel Brendo Pontes Simões e até então único sobrevivente, morreu nesta quinta-feira, 1, no Hospital da Restauração, em Recife. O jovem se recuperava de um quadro neurológico em decorrência do trauma sofrido no acidente. 

Dia 24 - Lula é condenado por triplex no Guarujá

Os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) condenaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua maior derrota na Operação Lava Jato.
O desembargador João Pedro Gebran Neto, primeiro a votar, aumentou a condenação do ex-presidente por corrupção e lavagem de dinheiro para 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado.
 
[FOTO4] 

Dia 25 - Morre fundador da Sorveteria Juarez

João Juarez Albuquerque faleceu aos 90 anos de idade, dez dias antes do seu aniversário. Apesar de Juarez Albuquerque ter nove filhos, somente o único o homem entre os irmãos, Espedito Albuquerque, que acompanhou o pai na administração e na confecção dos sorvetes, deve continuar trabalhando na Sorveteria Juarez.


Dia 27 - Maior chacina da história do Ceará deixa 14 mortos no bairro Cajazeiras

Catorze pessoas foram assassinadas em uma mesma ação. O massacre ocorreu na rua Madre Teresa de Calcutá, no bairro Cajazeiras, em Fortaleza. Um grupo armado chegou em três veículos, invadiu a festa chamada popularmente por “Forró do Gago” e começou a disparar contra as vítimas. Conforme policiais militares que pediram para não serem identificados, a chacina foi motivada por disputa entre facções.

Dia 29 - Chacina deixa pelo menos dez mortos na cadeia de Itapajé

Menos de 72 horas após a maior chacina registrada no Ceará, em que 14 pessoas foram assassinadas, as forças da segurança pública do Ceará registraram novo massacre. Rebelião deixou dez homens mortos e outros oito feridos. O massacre ocorreu dentro da Cadeia Pública do Município.

Dia 31 - Bonito de se ver: população contempla a superlua na Praia de Iracema

superlua apareceu por volta das 18h20min, impressionando os visitantes da Praia de Iracema, que rapidamente começaram a levantar seus celulares para tirar fotos. O evento em si não é tão raro. Em alguns lugares do mundo, é possível observar também a lua de sangue e a lua azul, o que não acontecia há 150 anos.
 
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente