Participamos do

Prefeitura de Fortaleza entrega mais de 300 cadeiras de rodas

Próxima entrega deverá acontecer em abril
13:29 | Fev. 24, 2018
Autor Carlos Holanda
Foto do autor
Carlos Holanda Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Régis da Silva, 25 anos, foi diagnosticado com hidrocefalia na infância. Devido a complicações causadas pela doença, ele perdeu o movimento das pernas. O jovem foi uma das 333 pessoas com deficiência física que receberam uma cadeira de rodas da Prefeitura de Fortaleza, em cerimônia realizada no ginásio Paulo Sarasate.

“Me sinto aliviado em poder receber essa cadeira. A minha antiga estava com sete anos de uso, e já passou por vários reparos,” disse Régis. Segundo ele, a acessibilidade para cadeirantes em Fortaleza vem mudando nos últimos anos. “Ainda tem locais que a acessibilidade é péssima, mas isso vem melhorando aos poucos. Agora podemos encontrar rampas e adaptações em muitos locais da Cidade.”

Maria Eduarda, 8 anos, também foi uma das contempladas. Essa foi a primeira cadeira de rodas dela. “Agora vou poder ir com minhas amigas ao shopping e passear o tempo inteiro,” disse.


Para a mãe de Maria Eduarda, Enaide Maria, o aparelho dará maior autonomia para ela. “Agora vai melhorar muito. Ela já tava ficando pesada e muitas vezes não saía de casa porque não conseguia levá-la,” explica.

A ação, que foi uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência de Fortaleza (Copedef), pretende acabar com a fila de espera pelas cadeiras de rodas. “Há sete anos que não havia entrega e estávamos com uma demanda muito grande,” afirmou Emerson Damasceno, titular da Copedef. Cada equipamento custa, em média, R$ 700 e deve ser trocado a cada dois anos.

Para o prefeito Roberto Cláudio (PDT), a Capital precisa entender o conceito de acessibilidade. “As principais cidades do mundo já incorporaram isso como um conceito básico, e percebem que as pessoas são diferentes, com necessidades diferentes. Cadeira de rodas é um direito básico para que essas pessoas possam se locomover na Cidade, ter um lazer, estudar ou trabalhar,” afirmou.

Para candidatar-se a uma cadeira de rodas, o interessado deverá levar um laudo médico e documentos pessoais ao Centro de Saúde Carlos Ribeiro, localizado na rua Jacinto Matos, 944, Jacarecanga. A próxima entrega de cadeiras de rodas está prevista para ocorrer em abril.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente