Participamos do

Juiz solicita reforço policial em presídios cearenses

A situação carcerária é "grave", segundo o corregedor dos Presídios da Região Metropolitana de Fortaleza. Ele pede guaritas em regime "diuturno" com presença de policiais
19:02 | Fev. 22, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O juiz Luiz Bessa Neto, titular da 1ª Vara de Execuções Penais da Capital e que exerce atribuições da Corregedoria dos Presídios e Estabelecimentos Penitenciários da Comarca de Fortaleza, solicitou à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará e ao Comando Geral da Polícia Militar, nessa quarta-feira, 21, reforço policial na segurança externa dos presídios do Estado, em contigente que ocupe "guaritas diuturnamente"

Segundo o juiz, a solicitação ocorre devido a "grave situação carcerária" dos presídios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O corregedor ainda considera que a PM "não tem cumprido de maneira integral o seu dever de velar pela segurança externa" dos presídios estaduais e que a ausência da segurança externa "implica necessariamente na fragilização da segurança interna e da administração do presídio", além de "escancarar" o espaço aéreo nas muralhas dos estabelecimentos penais – o que "têm estimulado o rebolo de armas, equipamentos eletrônicos, drogas, e ensejado fugas e tentativas de resgates audaciosos".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[SAIBAMAIS]

O juiz também encaminhou a Portaria nº 01/2018 para, entre outros, o governador Camilo Santana (PT) e ao ministro Corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), João Otávio de Noronha.

A reportagem entrou em contato com a SSPDS, mas não houve manifestação institucional até a publicação desta matéria.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente