PUBLICIDADE
Notícias

Defesa Civil encontra atividade radioativa em vistoria às cinzas dos Correios

Produto foi recolhido na semana passada. Segundo órgão municipal, fonte radioativa é de baixa atividade e de baixo risco de contaminação

16:35 | 26/02/2018
NULL
NULL

[FOTO1] 

Sinais de atividade radioativa foram identificados em meio às cinzas dos materiais queimados no Centro de Triagem de Cartas e Encomendas dos Correios (CTCE) de Fortaleza. Enquanto faziam a varredura no local, na semana passada, técnicos da Defesa Civil de Fortaleza identificaram os indícios. A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) foi acionada para o caso.

Os servidores municipais recolheram o produto emissor: um espectrômetro de massa usado no raios-X para detecção de encomendas ilícitas. O objeto contém uma fonte radioativa de níquel 63, de baixa atividade e de baixo risco de contaminação.

[SAIBAMAIS] Tranquilidade

 

Segundo Cristiano Férrer, coordenador da Defesa Civil de Fortaleza, não há motivo para pânico. “Foi para evitar qualquer problema que procuramos o CNEN. Boa parte do material evaporou com o incêndio, mas já coletamos os dejetos que sobraram e o vasilhame onde ele estava”, explicou.

 

O órgão nacional está avaliando o produto. Conforme a Defesa Civil, os procedimentos foram realizados segundo os protocolos de emergência radiológica da CNEN, visando a segurança dos funcionários da unidade e também da vizinhança no entorno do prédio.

Redação O POVO Online 

TAGS