Participamos do

Carros fumacê começam pulverização hoje em Fortaleza. Saiba onde eles vão passar

A pulverização é polêmica e há pesquisadores que consideram que o inseticida pode fazer mal à saúde humana
13:52 | Fev. 26, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Começa na tarde desta segunda-feira, 26, a primeira pulverização espacial UBV pesado (fumacê) do ano em Fortaleza. Nesta tarde, recebem os carros os bairros Conjunto Palmeiras e Jangurussu. A medida tem reconhecida baixa eficácia contra o Aedes aegypti e divide opinião de especialistas sobre o risco à saúde humana.
[FOTO1]
Estão previstas ainda aplicações nos bairros José Walter, Planalto Ayrton Senna, Parque São José, Parque Santa Rosa, Maraponga, Vila Manoel Sátiro e Mondubim.
[SAIBAMAIS]
Serão três ciclos de pulverização do inseticida até 16 de março. Em cada ciclo, cinco veículos percorrerão 2.411 quarteirões dos nove bairros, de 5 horas às 8h30min e de 16 às 20 horas. Portas e janelas devem ser abertas para que om inseticida mate os mosquitos que estejam dentro das residências.

Leia também: entrevista com o infectologista Ivo Castelo Branco

A pulverização é realizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) a pedido dos municípios, que definem onde os carros devem passar. Os critérios para definir os locais são a quantidade de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, chikungunya e zika), a ocorrência de transmissão e o histórico de casos na área. O fumacê é adotado apenas para controle de surtos e epidemias, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente