Participamos do

Carteiras de estudante 2018 já podem ser solicitadas; documento atual é válido até abril

22:20 | Jan. 04, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O processo para solicitação das carteiras estudantis de 2018 já foi iniciado. As carteiras 2017 valem até abril deste ano. Para obter a carteirinha, é preciso solicitar, entregar documentação e cadastrar a biometria facial. Alunos que já passaram pela última etapa não precisarão repetir o procedimento. 
 
[FOTO1] 
Estudantes podem solicitar a carteira estudantil em suas próprias instituições de ensino (escolas ou faculdades) ou através do site das entidades estudantis (os endereços estão disponíveis no Canal de Serviços da Prefeitura de Fortaleza).

Apenas alunos de universidades públicas e da Universidade de Fortaleza (Unifor) ou novatos dos demais estabelecimentos de ensino precisam comparecer à sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), de 8h às 16h30min; aos Vapt-vupt de Messejana e Antônio Bezerra, de 8h às 17 horas; ou ao posto de atendimento no shopping RioMar Kennedy, de 8h às 18 horas. 
 
Os documentos necessários para alunos das redes pública e particular são: identidade, CPF, declaração de matrícula e comprovante de endereço. Estudantes da rede particular precisam pagar taxa entre R$ 24 e R$ 32. O boleto pode ser impresso pela internet e pago nas casas lotéricas. 

Após os pedidos, os alunos devem aguardar a entrega das carteiras de estudante nas próprias instituições de ensino ou nos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), no caso das universidades.

Veteranos
Os alunos veteranos da rede particular que continuarem na mesma instituição podem imprimir o boleto pela internet e aguardar a chegada do documento na instituição de ensino. As entidades estudantis já entregaram os boletos nas escolas particulares em novembro, referente ao processo de 2018. 

Caso tenham mudado de escola ou universidade particular, basta solicitar a confirmação da matrícula na instituição atual para que os dados sejam atualizados e imprimir o boleto no site com a instituição atual.

A carteira dos alunos das escolas públicas será solicitada pela direção da instituição que se responsabilizará para fazer a solicitação da gratuidade. 

Os alunos da Uece, UFC e IFCE devem dirigir-se à sede da Etufor com as declarações do semestre vigente, documento de identidade e o formulário de solicitação do site da Etufor.

Biometria
No cadastro da biometria, junto à foto a ser impressa na carteira, os estudantes, munidos de documento com foto e comprovante de endereço atualizado, devem procurar um dos seguintes postos de atendimento: terminais de integração Parangaba, Siqueira, Papicu, praça Coração de Jesus ou sedes do Sindiônibus e Etufor, além da unidade do Vapt Vupt de Messejana e Antônio Bezerra e no Shopping Riomar Kennedy.

Vantagens
Além de garantir a meia passagem no transporte coletivo e a meia cultural, a identidade estudantil agrega a função do Bilhete Único no mesmo cartão. Com ele, é possível fazer a integração, utilizando a mesma passagem no intervalo de duas horas. 

Outra vantagem é a utilização gratuita dos sistemas Bicicletar e Bicicleta Integração, para utilizar as bicicletas compartilhadas. Além do Vamo, programa de carros compartilhados. 

Serviço
Solicitação da carteira estudantil 2018

Quem deve dirigir-se aos postos de atendimento da Etufor: alunos que nunca tiveram carteira de estudante e os estudantes da Unifor e das universidades públicas (Uece, UFC, IFCE).

Horários de funcionamento:
• Sede da Etufor: de 8h às 16h30min;
• Vapt-vupt de Messejana e Antônio Bezerra: de 8 às 17 horas;
• Shopping RioMar Kennedy: de 8 às 18 horas.
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente