Participamos do

Governador Camilo Santana cobra celeridade para início de dessalinização da água do mar

O segundo dia de reunião do petista com os secretários e presidentes dos órgãos vinculados foi marcado por cobranças
19:31 | Jan. 20, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O segundo dia de reunião do governador Camilo Santana (PT) com os secretários e presidentes dos órgãos vinculados, no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial, foi marcado por cobranças do petista, que requisitou mais agilidade para começar a planta de dessalinização da água do mar. Ele apontou que a Cagece deverá receber os estudos em abril. Em maio e junho deverá ser licitada obra.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Por meio do Sistema de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp), os membros do Governo traçaram definições estratégicas para que o Estado continue a construir cenário favorável ao desenvolvimento econômico. O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, afirma que, durante o Mapp, o governador Camilo Santana pediu mais celeridade nas obras e políticas voltadas a garantir o abastecimento de água para todos os municípios cearenses. Ele destaca que o pedido é justificado pela situação crítica dos reservatórios, em consequência da seca mais severa de toda a história, que já se estende por mais de seis anos.

 

Por outro lado, Teixeira aponta que a situação está sendo controlada, visto que integrantes do governo trabalham há três anos em ações para diversificar as fontes hídricas das regiões metropolitanas, empenhando-se na descoberta de fontes subterrâneas e reuso de água. Ele destaca que usam locais como o Açude Maranguapinho para estender o sistema metropolitano de abastecimento, que vai passar de 200 litros por segundo para 400 litros por segundo.

 

As áreas prioritárias, como segurança, meio ambiente, cultura, pesca, desenvolvimento agrário, ciência e tecnologia, esporte, saúde e educação também foram debatidas neste sábado. Foram tratados ainda assuntos como novas estradas e projetos para a capacitação pessoal, e melhoria dos serviços em todo o Ceará. Eles também discutiram os 1000 quilômetros de rodovias que estão sendo construídas, pavimentadas ou dublicadas. Durante os debates e levantamentos de informações, os gestores firmaram compromisso para que o Estado evolua em todas as áreas e se fortaleça como o local ideal para movimentações econômicas, industriais, turísticas, dentre outras.

 

 

 

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente