Participamos do

Ministério da Saúde afirma que nenhum município do Ceará corre risco de febre amarela

16:35 | Jan. 26, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
O Ceará segue fora do radar de casos de febre amarela. Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), nenhum dos 184 municípios do Estado corre risco com a doença. Além do Ceará, Pernambuco, Sergipe e Paraíba também têm 100% de seus territórios livre da doença.

As cidades do Estado foram classificadas pelo Ministério como "área sem recomendação da vacina". Conforme recomendação da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) pessoas que residem no Estado não precisam se imunizar contra a doença. Mas quem mora no Ceará e viaja para outros estados ou países que são áreas de risco precisam tomar a vacina da febre amarela.

De acordo com a Sesa, há 17 anos, o Ceará não tem casos de febre amarela.

CASOS CONFIRMADOS

O Ministério da Saúde também atualizou as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre os casos da doença. Até a última terça-feira, 23, foram constatados 130 casos de febre amarela no Brasil e 53 mortes foram confirmadas. Ao todo, foram notificados pelas secretarias estaduais 601 casos suspeitos; 309 foram descartados e 162 permanecem em investigação.

Os estados que estão em alerta da doença são:  São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.

SINTOMAS

INÍCIO DA DOENÇA: febre, calafrios, dores de cabeça e no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Cerca de 15% dos infectados, após período de horas a um dia sem sintomas, desenvolvem uma forma mais grave da doença. Deve ser procurada uma unidade de saúde. 
CASOS GRAVES: febre alta, icterícia (pele e branco dos olhos amarelados), hemorragia (principalmente gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente