Participamos do

Balanço: 44 pessoas foram mortas no fim de semana da chacina das Cajazeiras

14 mulheres mortas e quatro casos de homicídio em um período de 48 horas
15:42 | Jan. 30, 2018
Autor Jéssika Sisnando
Foto do autor
Jéssika Sisnando Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]44 pessoas foram mortas no fim de semana no Estado do Ceará entre o sábado, 27 e o domingo, 28. Os dados são do relatório de ocorrências diárias da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que foi atualizado nesta terça-feira, 30. Somente na chacina do bairro Cajazeiras, em Fortaleza, na madrugada do sábado, 14 pessoas foram mortas.

O relatório mostra que no dia 28 foram quatro homicídios em Fortaleza, nos bairros Granja Lisboa, Granja Portugal e Jardim União. Um dos casos, na Rua Barra Vermelha, foi um homicídio. As duas vítimas do sexo feminino. O outro crime na Granja Portugal também vitimou uma pessoa do sexo feminino, na rua Londrina. Já o quarto crime, no Jardim União, resultou na morte de um homem.

Na Região Metropolitana foram seis homicídios no sábado, sendo que aconteceram dois homicídios. Um deles aconteceu no Cumbuco, em Caucaia, que vitimou duas pessoas identificadas apenas como Fabrício M. e Gabriele K.C.S. Ainda na Caucaia foi registrado mais um duplo-homicídio, com duas vítimas do sexo feminino. Na localidade de Primavera. Outros dois foram em Maracanaú e um terceiro em Genipabú, novamente em Caucaia.

No Interior, foram homicídios em Itapiuna, Trairi e Missão Velha.

Dia 27
No crime da chacina que vitimou 14 pessoas, o relatório descreve oito vítimas do sexo feminino e seis do sexo masculino. Em seguida foram homicídios registrados nos bairros Jangurussu, Boa Vista, Conjunto Prefeito José Walter, Ancuri (duplo-homicídio), João XXIII e Conjunto Palmeiras.

Na região Metropolitana foram casos em Maracanaú, Caucaia (dois homicídios distintos), Eusébio e Horizonte. No Interior os crimes acontecem em Independência, Itapajé, Paracuru, Aracati e Mauriti.

O fim de semana contabilizou 14 mulheres mortas em um período de 48 horas. Além de quatro casos de duplo-homicídio.

Boatos
Após a chacina, uma série de boatos se espalhou na Internet. Um deles foi de uma chacina na boate Panteras, que fica na Avenida Osório de Paiva. No entanto, a ocorrência de chacina não se confirmou e nem existe registro de homicídio no local. Outro dos boatos que repercutiram nas redes sociais e grupos de WhatsApp foi de um triplo-homicídio no Porto das Dunas. O caso também não passa de notícia falsa.

Segunda-feira, 29, uma nova chacina aconteceu na Cadeia Pública do município de Itapajé e deixou 10 detentos mortos e oito feridos. Houve transferência de presos apontados como envolvidos em facções criminosas.

Após a situação, um novo boato afirmando que o secretário da Segurança havia deixado a pasta da SSPDS também repercutiu nas redes sociais. André Costa convocou entrevista coletiva na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para divulgar a prisão de cinco suspeitos da chacina. Na ocasião ele falou que a informação também se tratava de um boato.

 

Fim de semana anterior
O fim de semana anterior, dos dias 20 e 21, registrou 35 mortes em todo o estado do Ceará. O caso deste fim de semana, com a chacina, mostrou um aumento de 25% em relação ao fim de semana passado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente