Participamos do

Ativista Célia Zanetti morre em Fortaleza

10:10 | Jan. 28, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Morreu nesse sábado, 27, a ativista social Célia Zanetti. Nos últimos momentos de sua vida, Célia lutava contra a leucemia. O quadro da doença agravou, o que a fez ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Cesar Calls no fim da semana.
 
O velório está sendo realizado desde a madrugada desse sábado e irá até às 15h30min deste domingo, na funerária Alvorada, localizada na avenida Domingos Olímpio (Nº 1021), no bairro José Bonifácio. O sepultamento será às 16h30min no cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio.

Nas redes sociais, os admiradores de Célia prestavam homenagens nos comentários do post que informava seu falecimento, na página ofical no Facebook do movimento Crítica Radical. No post, Célia é exaltada como "inspiradora de sonhadores".
 
[VIDEO1] 
 
A também ativista, Cristina Fonsêca, na sua página no Facebook, rendeu homenagens à Célia. "Mulher de fibra, coragem, e determinação. Viveu cada dia de sua trajetória na busca dos sonhos e construção de uma sociedade de igualdade, fraternidade, liberdade e emanciapação". 
 
Célia foi uma das pioneiras no Estado do movimento feminista. Foi também uma das fundadoras, em 1975, do movimento Feminino pela Anistia, que surgiu para conscientizar, persuadir e pressionar a sociedade e o Governo, mostrando a necessidade de anistia. O movimento era composto majoritariamente por mulheres que viram os maridos serem torturados e assassinados pelo governo militar.

No Ceará, trabalhou pelas causas libertárias e emancipatórias por várias décadas.
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente