Participamos do

Ataque contra "Carecas": violência não se combate com mais violência

20:45 | Jan. 20, 2018
Autor Ítalo Coriolano
Foto do autor
Ítalo Coriolano Editor-chefe
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

É no mínimo assustador o episódio relatado pela repórter Jéssika Sisnando, em que integrantes do movimento "Carecas do Brasil" foram atacados a pedradas durante entrevista ao O POVO Online. O fato de membros do grupo terem agredido um jovem no bairro Benfica jamais vai justificar um outro ato brutal de violência. Uma erro grave, indefensável, que por muito pouco não fez da jornalista, que nada tem a ver com a história, uma vítima, o que deixaria o fato ainda mais trágico.

É ignorância pensar que se pode fazer Justiça com as próprias mãos. Defender isso é caminhar de forma acelerada para a barbárie, um retrocesso em termos sociais. Se as instituições estatais são omissas, não é cometendo um novo crime que a situação vai melhorar. Cabe canalizar toda a nossa indignação a quem tem os deveres de zelar pela nossa segurança e de punir de forma efetiva quem pratica algo errado. Mas tudo dentro do que a lei permite, com amplo direito de defesa e respeito à dignidade humana que, queira você ou não, vale, sim, para todos.

O discurso propagado nas redes sociais após a divulgação do ataque, afirmando que "os bandidos mereceram", que "foi pouco", que "vai ser pior", demonstra que estamos trilhando um caminho muito perigoso na busca de soluções dos nossos conflitos. O que essas pessoas que se dizem de bem querem? Que seja deflagrada uma guerra em praça pública entre "carecas" e minorias que são alvo de atos de intolerância? É com mais covardia que vamos responder à atitude totalmente reprovável dos rapazes que se vestem de preto? A homofobia, o racismo e outras formas de degeneração ética nunca serão superados por meio da força bruta.

Pelo contrário. Estaremos nos rebaixando ao mesmo nível de quem não sabe compreender a diversidade, e consequentemente a beleza, do mundo. Não deixemos que os maus sentimentos alheios nos contaminem, nos tornem desumanos. A batalha contra o preconceito sempre deverá se dar no campo das ideias, com inteligência. Por meio de uma estratégia que priorize a sensibilização do outro com argumentos, ações educativas, tudo bem longe da violência. Em vez de pedras, ofereçamos flores a quem nos machuca a alma.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente