Participamos do

Primeiro centro especializado para diabéticos e hipertensos é inaugurado em Fortaleza

21:23 | Dez. 04, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Será inaugurada, nesta terça-feira, 5, o primeiro Centro Especializado de Atenção ao Diabético e Hipertenso (CEADH) de Fortaleza. A unidade será instalada no posto de Saúde Matos Dourado, no bairro Edson Queiroz - Regional IV, e deve atender pacientes diabéticos com alto risco cardiovascular. 

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o CEADH terá 13 unidades instaladas em vários postos da Capital para atender ao público específico que não pode ser atendido na Atenção Primária devido à complexidade do caso. A próxima unidade será instalada no bairro Caça e Pesca, na Regional II.

Pacientes hipertensos ou diabéticos de alto risco cardiovascular serão encaminhados ao CEADH após o diagnóstico. O acompanhamento é com especialistas endocrinologistas, cardiologistas, oftalmologistas, cirurgiões vasculares e enfermeiras capacitadas em pé diabético. A complicação é causada por uma ferida que não cicatriza, resultando em infecção no local.

A gerente da Célula de Atenção Especializada da SMS, Ana Lucia Leitão, afirma que a Regional é a área piloto do serviço. A região foi escolhida pela abrangência populacional.

"(A Regional IV) é composta por aproximadamente 582 mil habitantes, que representa cerca de 43% da população geral de Fortaleza", diz Lúcia Leitão. "Já as demais unidades de saúde contempladas, justificam-se pela presença de profissionais especialistas, obedecendo os critérios do programa, bem como a facilidade de acesso para as pessoas e o suporte ofertado pela Universidade de Fortaleza, no caso do Matos Dourado".

O posto Matos Dourado, que rece a unidade, também será oficializado como Unidade de Saúde Escola para integrar ensino e pesquisa de graduandos e residentes da área da saúde. 

Serviço
 
Prefeitura de Fortaleza inaugura o primeiro Centro Especializado de Atenção ao Diabético e Hipertenso do Município
Data: 5/12
Horário: 8 horas
Local: Posto de Saúde Matos Dourado – Avenida Floriano Benevides, 391 – Edson Queiroz
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente