Participamos do

Maiores chuvas são registradas no sertão neste fim de semana

Período de pré-estação traz esperança de boas chuvas aos cearenses. Contudo, meteorologistas esclarecem que outros fatores definem a quadra chuvosa do próximo ano
10:07 | Dez. 24, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

 

As chuvas que têm caído sobre o Ceará estão amenizando as temperaturas nos dias que antecedem o Natal, principalmente no sertão do Estado. Nesta região ocorreram as chuvas mais intensas registradas entre o início da manhã de sábado, 23, e a madrugada deste domingo, 24.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com dados divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a maior precipitação foi no município de Ponteiras, a 521 km de Fortaleza, com volume de 97 milímetros (mm).

Em Jaguaribe, a 300 km da Capital, os meteorologistas identificaram chuvas de 83 mm. Volume semelhante ocorreu em Icó, a 358 km, com 78 mm. Ao todo, até 11 horas deste domingo, 24, o relatório diário da Funceme indicava precipitações em 48 cidades.

 

VEJA VÍDEO

[VIDEO1] 

 

Véspera de Natal

A ceia de muitos cearenses deve ser acompanhada de chuvas, segundo a Funceme. Para este domingo, 24, a previsão é de céu nublado e precipitações em todo o Estado. Já no dia do Natal, o sol volta a aparecer, com nuvens isoladas em algumas cidades.

O cenário, que traz esperança de bom inverno à população, é resultado do período conhecido como pré-estação, explicou ao O POVO Online na última semana o meteorologista Davi Ferran.

Conforme explicou o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, nesta época, há maior ocorrência de Vórtices Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), como o que está sobre o Ceará. Eles se movimentam e colocam nuvens carregadas sobre o Estado.

Contudo, segundo ele, as precipitações tendem a ser amenas e não devem influenciar no quadro de seca com o qual convive a população, já que as chuvas ainda são insuficientes. "O ideal para recarregarmos bem os nossos grandes reservatórios seria, pelos menos, dois meses seguidos com chuvas regulares”, disse ao O POVO Online.

[FOTO2]

 

Os principais reservatórios do Ceará estão com os volumes mais baixos registrados em décadas. O Castanhão, por exemplo, maior açude do Estado, está com o menor nível: 2,8% da capacidade total, conforme dados do Portal Hidrológico. Resta, aos açudes cearenses, 7,4% da capacidade de armazenamento.

Funceme

A Funceme deve divulgar na primeira quinzena de janeiro o prognóstico para a quadra chuvosa do próximo ano, entre os meses de fevereiro a maio. Como adiantou O POVO, a situação ainda é de indefinição. Com águas levemente resfriadas no Oceano Pacífico e uma tendência de maior aquecimento ao norte do Oceano Atlântico Tropical, o Ceará perpassa condições climáticas praticamente neutras, tanto para mais um ano de estiagem quando para um ano de chuvas fortes.

 

Os dez municípios com maior volume de chuva registrado neste fim de semana
Jaguaribe: 83mm
Icó: 78 mm
Farias Brito: 57 mm
Tauá: 53,2 mm
Cedro: 51 mm
Acopiara: 48 mm
Crato: 47mm
São Benedito: 40,3 mm
Cariús: 40mm

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente