Participamos do

Clientes denunciam homofobia em supermercado de Fortaleza

12:09 | Dez. 12, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Atualizado às 14h45min
 
Um casal formado por duas mulheres passou por uma situação constrangedora no último sábado, 9, em uma loja do Extra, no bairro Parangaba. A professora e pesquisadora Tanara Sucupira, de 26 anos, relata que foi constrangida por outro cliente e não foi assistida por funcionários do estabelecimento. Caso ganhou repercussão nas redes sociais.

Tanara e a namorada Mayara Cabral, de 18 anos, estavam no caixa quando se abraçaram e trocaram selinho. "É o fim do mundo mesmo. O mundo tá cheio de viado e sapatão", disse um cliente que estava em outro caixa, com a família. Em relato compartilhado no Facebook, Tanara explica que funcionários do local chegaram a fazer sinal positivo com a cabeça concordando com o homem. Ao responder a abordagem, a cearense afirma que ouviu, em tom de ameaça: "Eu olhei pra você, sua sapatão?"

Em Fortaleza há quatro meses, Tanara e Mayara moraram em Curitiba, no Paraná, durante sete meses. Lá, elas afirmam que os casos de homofobia eram mais frequentes. A professora conta que chegou a ouvir de um homem, na rua, que "em outros tempos, elas seriam amarradas e jogadas em uma vala".

"Estamos sempre de mãos dadas. Não precisamos deixar de ser quem somos para que as pessoas lidem com isso. Somos um casal", afirma. "Em Curitiba, a gente passava por isso com mais frequência porque eles são mais tradicionais. Esse foi um dos motivos pelo qual resolvemos vir para Fortaleza. Aqui a gente recebe muitos olhares. Já vieram falar que (duas mulheres juntas) não é coisa de Deus. Mas esse constrangimento para todo mundo ouvir é a primeira vez que acontece". 
 
Após a abordagem, Tanara afirma que um segurança da loja perguntou, ao homem que estaria proferindo comentários homofóbicos, se ele precisava de ajuda. "Cheguei perto e expliquei que fui vítima de homofobia. O segurança indicou que eu procurasse atendimento na loja, fui atrás, pedi para chamarem a Polícia porque eu estava sem celular, mas ninguém fez nada". 
 
Após o pedido de ajuda, um fiscal da loja responsabilizou a cliente com a ação de procurar atendimento policial. "Não foi o Extra que ofendeu você, nem foi ofendido", teria dito o funcionário. 

A jovem recebeu apoio de outras pessoas após compartilhar o relato nas redes sociais. A página da loja no Facebook recebeu mais de 200 avaliações negativas nos últimos dois dias, ficando com a nota 1,4 de 5 estrelas na rede social.

"Empresa que compactua com casos de LGBTfobia não me representa", escreveu um usuário. "Preconceito, lesbofobia e conivência com agressão um casal de mulheres jovens. Todo o meu repúdio por esse absoluto absurdo", escreveu outra. 
 
Em nota, a assessoria de imprensa iformou que o Extra repudia a atitude discriminatória. A rede diz que tem na diversidade uma "importante alavanca social e econômica", respeitando a todos os clientes, colaboradores e parceiros.

"A rede lamenta o ocorrido e informa que está apurando o caso, pois a situação relatada está fora dos padrões de conduta ética praticada na empresa", diz o texto. "Promovemos a inclusão de todos os públicos em seu conceito mais amplo e isso é reiterado pelo compromisso assumido internamente no Código de Ética da companhia e publicamente com a participação no Fórum de Empresas e Direitos LGBT". 
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente