Participamos do

UFC é a melhor universidade do Norte e Nordeste; no Brasil, instituição ocupa 15ª posição

O ranking nacional, divulgado pelo Ministério da Educação, é liderado pela Unicamp
19:10 | Nov. 28, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

A Universidade Federal do Ceará (UFC) é a melhor universidade do Norte e Nordeste do Brasil, entre entre instituições públicas e privadas, segundo ranking divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), nessa segunda-feira, 27. Com Índice Geral de Cursos (IGC) de 3,7928, a UFC superou a Universidade Federal de Pernambuco (3,7909) e ficou em 15ª posição no País - cuja liderança é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O IGC considera a qualidade de cursos de graduação, avaliada por meio do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), e também o desempenho na pós-graduação, verificado pela nota da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em relação ao índice dos cursos de graduação (CPC), a UFC superou a Universdade Federal do Rio Grande do Norte, com 3,1654 - enquanto que a URFC obteve 3,1000.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[FOTO2] 

No Centro-Oeste, a UFC ficou atrás somente da Universidade de Brasília (UnB), como destaca o reitor da unidade, professor Henry Campos.

"É mais um reconhecimento que a universidade tem esse ano, foram várias conquistas importantes, uma posição extremamente honrosa. Vamos continuar perseguindo melhoras, nós ainda temos muito a evoluir. Temos que fazer um esforço grande nos cursos que são menos bem avaliados", afirmou Henry ao O POVO Online.

[FOTO3] 

Segundo ele, o crescimento contínuo no IGC da UFC é resultado de melhores currículos, de estratégias para melhorar a matrícula e desempenho na qualidade dos cursos.

No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), por exemplo, de 11 cursos avaliados, sete ficaram entre os dez melhores do Brasil. Foram destaque os cursos de Educação Física (Bacharelado) – diurno e noturno –, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia (Fortaleza e Sobral) e Zootecnia. O curso de bacharelado em Educação Física (noturno) ainda foi avaliado como o segundo melhor do Brasil.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente