PUBLICIDADE
Notícias

Região Metropolitana de Fortaleza apresentou chuvas na manhã desta sexta-feira

A Capital teve manhã com nebulosidade variável, mas não houve registro de chuva pela Funceme

14:10 | 17/11/2017

Após dias ensolarados e de calor intenso, Fortaleza amanheceu com tempo nublado nesta sexta-feira. Já os municípios da Região Metropolitana registraram períodos de chuva. De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Itaitinga e Eusébio apresentaram 13 milímetros de precipitação desde a meia-noite desta sexta-feira. Os postos do órgão também calcularam 11,8 e 7 milímetros em Horizonte e Aquiraz, respectivamente. Em Maracanaú houve registro de 2,4 milímetros. A previsão é de que durante esta tarde as chuvas cessem.

 

A Funceme prevê para a Capital nebulosidade variável neste fim de semana, com possibilidade de chuva pela manhã deste sábado, 18. E para todo o Ceará, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e no Maciço de Baturité; nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro no decorrer deste sábado, 18. Já no domingo, céu entre parcialmente nublado e claro em todo o Estado.

 

Segundo Raul Fritz, meteorologista da Funceme, a explicação para a mudança no tempo se deve a atuação de dois sistemas meteorológicos: o Cavado de Altos Níveis e a brisa terrestre. O primeiro causa instabilidade no tempo, tendo provocado a formação de nuvens sobre o Ceará nos últimos dias; o segundo facilitou as chuvas na Região Metropolitana. O Cavado de Altos Níveis também está associado à pré-estação chuvosa, período compreendido entre os meses de dezembro e janeiro, quando chuvas mais volumosas atingem o Ceará, com mais incidência na região sul do Estado.

 

Redação O POVO Online 

TAGS