Participamos do

O POVO conquista segundo lugar no Prêmio Gilberto Velho Mídia e Drogas

O POVO apresentou a série de reportagens "Drogas: o fracasso das políticas", produzida pelos repórteres Thiago Paiva e Igor Cavalcante. Neste ano, o concurso recebeu 62 inscrições, de 38 veículos, abrangendo 13 estados brasileiros
21:44 | Nov. 24, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

A série de reportagens "Drogas: o fracasso das políticas”, produzida pelos repórteres Thiago Paiva e Igor Cavalcante, do O POVO, ganhou o segundo lugar na quarta edição do Prêmio Gilberto Velho Mídia e Drogas 2017, promovido pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC). Publicado neste ano, o material discute a fragilidade das políticas relacionadas às drogas e a sua relação com o agravamento do contexto de violência e criminalidade no estado do Ceará. O anúncio foi feito na última sexta-feira, 17.

O primeiro lugar ficou com a reportagem investigativa “Foragido da Justiça, pastor explora usuários de drogas em recuperação”, publicada no jornal Tribuna do Planalto. O terceiro colocado ficom com “20 quilos de maconha nas costas de uma criança”, do jornalista Paulo Renato Coelho Netto, publicada na Veja. Criado em 2014, com apoio da Associação Brasileira dos Jornalistas Investigativos (Abraji) e apoio da Open Society Foundations, o prêmio é o primeiro do Brasil dedicado ao tema das drogas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O juri foi formado por jornalistas e especialistas no tema das drogas. Estavam presentes: Angelina Nunes, professora da ESPM RJ e conselheira da Abraji; Cristiane Costa, coordenadora do curso de Jornalismo da UFRJ; Franciso Inacio Bastos, pesquisador da Fiocruz; Luciana Boiteux, pesquisadora e professora de Direito Penal; Natalia Viana, diretora da Agência Pública; Mauricio Fiore, sociólogo e pesquisador do Cebrap; e Silvia Ramos, coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC). Bruno Torturra, jornalista e idealizador do site Fluxo, enviou seu voto. O encontro aconteceu na Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro. Neste ano, o concurso recebeu 62 inscrições, de 38 veículos, abrangendo 13 estados brasileiros.

Menções honrosas

O júri decidiu atribuir duas menções honrosas: ao repórter André Cabette Fábio, pelo conjunto de três reportagens publicadas no site Nexo (“A nova intervenção na cracolândia: origens e precedentes de um problema crônico”; “Como evitar ou lidar com uma bad trip, sob a ótica da redução de danos”; e “A política e as cracolândias de São Paulo e Bogotá, segundo um pesquisador colombiano”).

A segunda menção foi dada ao repórter Gabriel Saboia, que publicou no site da CBN a série de reportagens “Maconha além do tabu”, sobre o uso medicinal e o cultivo doméstico da erva. Os ganhadores receberão prêmios no valor total de R$ 14 mil reais.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente