Participamos do

Justiça Federal no Ceará é primeira instituição judiciária a inaugurar usina solar no País

A expectativa é exportar geração de energia limpa para atender a 100% do consumo das unidades na Capital e no Interior
15:25 | Nov. 16, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]A primeira usina solar fotovoltaica em uma instituição judiciária do Brasil foi instalada pela Justiça Federal do Ceará (JFCE). Equipamento vai gerar cerca de 19.500 kWh/mês, o que equivale a 100% do consumo das Subseções Judiciárias dos municípios de Limoeiro do Norte, Quixadá e Tauá.

 

"Hoje, isso que há um ano e meio era um sonho, torna-se realidade. Por ocasião dos 50 anos, a Justiça Federal no Ceará, além de todo esse passado, de bons juízes que deu à sociedade cearense, dá hoje, como presente, o primeiro fórum com energia solar do Brasil", afirma o juiz federal diretor do Foro, Bruno Carrá.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Com a usina, deve haver economia de R$ 7,8 milhões. Ainda conforme a Justiça Federal, a instalação deve promover o fim da emissão de 20 mil kg de carbono nos próximos 25 anos e economizar 789.043.800 litros de água por ano.

 

O estudo “Logística de Energia 2015 - Redes e Fluxos do Território”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o Ceará é responsável por 67,24% do total da potência solar do País.

A Justiça Federal ainda deve ampliar o sistema para as outras subseções. A expectativa é exportar geração de energia limpa para atender a 100% do consumo das unidades na Capital e no Interior.

 

A intalação foi feita em setembro deste ano.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente