Conselho Federal da OAB aplica nova suspensão a advogado envolvido na Expresso 150
Advogado Fernando Feitosa é acusado de participação na venda de liminares em plantões do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE)O advogado Fernando Carlos Oliveira Feitosa foi suspenso em Medida Cautelar pela Segunda Câmara do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele é acusado de participação na venda de liminares em plantões do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).
De acordo com o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), José Damasceno Sampaio, o Conselho Federal da OBA atendeu ao requerimento da OAB Ceará na suspensão aplicada. Feitosa já havia sido suspenso pelo TED por 15 meses. Com término no período e a investigação ainda em andamento, foi solicitado a renovação do afastamento.
"A suspensão foi revogada até a apuração do julgamento final do mérito", diz o presidente do TED. "Agora são mais 12 meses, mas o julgamento pode sair antes. De acordo com a pena que for aplicada, esse afastamento fica extinto".
Em nota, a assessoria de imprensa da OAB Ceará diz que, para o Conselho, não é possível que Fernando Feitosa "retorne ao exercício profissional".
O advogado Michel Sampaio Coutinho também teve suspensão renovada pelo TED da OAB Ceará, nessa segunda-feira, 9. Pelo menos outros três advogados envolvidos acusados de envolvimento na venda de liminares serão julgados em novembro próximo.
A suspensão segue o artigo 44, inciso I, "velando pela dignidade e valorização da advocacia" e fica registrada no Cadastro Nacional de Punições Disciplinares e Cadastro Nacional dos Advogados.
O advogado Fernando Feitosa não foi localizado pela reportagem.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente
