PUBLICIDADE
Notícias

Procon Fortaleza realiza até esta sexta-feira agendamento para mutirão de renegociação

Pelo menos 11 empresas já aderiram ao mutirão sob o compromisso de oferecer condições diferenciadas aos consumidores

16:45 | 28/08/2017
NULL
NULL
[FOTO1] O consumidor que deseja renegociar dívidas financeiras tem até o dia 1º de setembro para agendar atendimento no mutirão de renegociação do Procon Fortaleza a ser realizado no próximo mês. Para as empresas que aderiram ao mutirão, o órgão estabeleceu critérios como redução de juros e multas e parcelamentos alongados da dívida, mas vale ressaltar que qualquer dívida pode ser renegociada por intermédio do Procon.
 
Um levantamento com base no Sitema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), apontou um aumento de mais de 700% no número de envididados em Fortaleza ao longo dos últimos três anos. De acordo com o órgão de proteção ao consumidor, objetivo do mutirão é beneficiar população e empresa. "Queremos ajudar as pessoas que estão perdendo a capacidade de honrar suas dívidas mediante a crise no país", explica Cláudia Santos, diretora do Procon Fortaleza.
 
Vale lembrar que, independente das empresas aderirem ou não ao mutirão, é possível abrir reclamação a qualquer momento. Nesse caso, o estabelecimento será notificado para uma audiência de renegociação e conciliação. As empresas não podem colocar o consumidor em situação vexatória ao realizar cobrança de dívidas, pois caracteriza infração ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). "Deve ser respeitada a dignidade do inadimplente, bem como sua capacidade de realizar a quitação do débito", ressalta Cláudia Santos.

Empresas que aderiram ao mutirão
Pelo menos 11 empresas já aderiram ao mutirão sob o compromisso de oferecer condições diferenciadas aos consumidores. São elas: Apiguana, À Vista S/A Administradora de Cartões de Crédito, Banco do Brasil, Bradesco, Cagece, Claro, Enel/Coelce, FortBrasil, Banco Santander, Tim e Banco Itaú.
 
Documentação necessária
É preciso levar cópias da documentação pessoal e do comprovante de endereço e ainda de faturas de cobrança ou de contratos que comprovem a situação a ser renegociada com a empresa. Só podem participar consumidores residentes na capital.
 
 
Serviço
Agendamento de consumidores para mutirão de renegociação de dívidas
Período: De 28/8 à 1/9
Local: PROCON CENTRO (Rua Major Facundo, 869)
Mais informações: Central de Atendimento ao Consumidor - 151 (no horário comercial).
 
TAGS