Participamos do

Eclipse solar movimenta Praia de Iracema

O acontecimento levou casais, famílias e grupos de amigos para o local
19:58 | Ago. 21, 2017
Autor Carlos Holanda
Foto do autor
Carlos Holanda Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Pelo menos 400 pessoas foram para a Praia de Iracema nesta segunda-feira, 21, para assistir ao eclipse solar. Os primeiros sinais do fenômeno puderam ser vistos por volta das 16h35min. O ápice do eclipse, no entanto, ocorreu pouco depois das 17h, momento em que o Sol foi encoberto pela Lua ao máximo – 40% do Sol foi encoberto.

Na "Praia dos Crushs", como passou a ser chamada, outro atrativo foi as manobras de um avião, que passou próximo da água e por cima da areia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A estudante de Serviço Social Erika Magalhães, 24 anos, soube que o fenômeno aconteceria hoje pelo jornal. Aproveitando que a data coincidiu com o dia do seu aniversário, ela levou os amigos para comemorar e assistir ao fenômeno natural. “Como não tinha nada planejado e foi um momento astral super propício, nós viemos pra cá hoje e está sendo incrível”, revela Erika, que diz acreditar na influência da posição dos astros na sua vida pessoal. “É um ciclo que a natureza nos proporciona e nós temos que estar aqui para viver esse momento. Então, é uma renovação, algo importante para nós”.

Já o estudante de publicidade Alisson Ribeiro foi a convite da namorada. Ele revela que é o primeiro eclipse solar que presencia. “Vim com a expectativa de ver o que é. Estou curioso, eu dei uma olhada em imagens na internet, mas não sei se é realmente o que vou ver”, confessou o jovem instante antes de o fenômeno começar. A universitária Emily Alves diz que, assim como Alisson, também ficou sabendo no dia. “Um amigo me falou e me convidou para vir pra praia”.

No comércio

A curiosidade pelo fenômeno gerou impactos no comércio do local. O jovem vendedor ambulante, Ricardo de Souza, que trabalha todos os dias no local, afirma que, embora as vendas de bebidas sejam sempre satisfatórias, o eclipse elevou seus números. Já a vendedora Conceição Cândido, no entanto, não sentiu diferença significante em suas vendas. Para ela, “graças a Deus, todo dia é bom”.

O próximo eclipse solar é previsto para 2023, quando a visibilidade do Brasil será de 80%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente