Participamos do

Colégio convida público para observar eclipse solar nesta segunda

O eclipse poderá ser visto do Brasil a partir das 16h20 e vai cobrir 40% do Sol. Uso de equipamento de proteção é essencial para não prejudicar a visão
14:55 | Ago. 17, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
O Colégio do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, no bairro Jacarecanga, vai promover, na próxima segunda, 21, um “observaço” do eclipse solar a partir das 16 horas. O evento é aberto ao público e vai permitir que grupos de 20 pessoas observem, juntas, o momento em que a lua encobre o Sol. “O ápice de 40% da Lua cobrindo o Sol vai se dar às 17h13min. Vai ser um momento muito bonito”, descreve o tenente Romário Fernandes, professor da disciplina de Astronomia na escola.
 
O professor avisa que a forma correta para preservar o olho ao se observar o eclipse é por meio do vidro de sol ou lente de soldador, que são vendidas em lojas de material de construção e custam em média R$ 3. A escola deve disponiblizar 20 unidades desse material. “Antigamente, as pessoas usavam chapas de raio-x ou negativos fotográficos. Mas eles não bloqueiam a luz ultravioletas e os infravermelhos”, aponta Romário. Esses materiais, segundo o professor, bloqueiam somente a luz visível e acaba prejudicando justamente a retina.
 
O observadores devem contar com o auxílio dos alunos do 7º ano da escola, que têm aulas de astronomia no currículo. Isabele Alves, 13, é uma das alunas. Ela diz que ter aulas sobre o tema é ter a possibilidade de ampliar o leque de ofertas para um futuro profissional. “Nas aulas de astronomia, a gente vê Matemática, Geografia, Física. É todo o contexto para entender as matérias”, conta.
 
SERVIÇO
Observação pública, gratuita e com supervisão especializada do eclipse solar
Data: 21 de agosto, segunda-feira
Horário: a partir das 16h20
Onde: Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, na rua Adriano Martins, 436, Jacarecanga.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente