Participamos do

Centro de oftalmologia em Fortaleza fará mutirão gratuito de atendimento para diabéticos

Os atendimentos serão realizados neste sábado, 5, pelos profissionais do Instituto Cearense de Oftalmologia (ICO). Todos os pacientes foram pré-agendados
19:46 | Ago. 04, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Neste sábado, 5, a partir das 7h30min, 80 pacientes serão atendidos em mutirão gratuito oftalmológico. Os atendimentos serão realizados voluntariamente pelos profissionais médicos oftalmologistas, auxiliares de oftalmologia, equipe de enfermagem e colabores do Instituto Cearense de Oftalmologia (ICO). O objetivo desta campanha é diminuir a fila dos portadores de doença da retina previamente cadastrados na Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Todos os atendimentos foram pré-agendados pela secretaria municipal.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 8,5% da população mundial- 422 milhões de pessoas-, sofre de diabetes. No Brasil, 7% da população é diabética, o que representa 14 milhões de pessoas. Em entrevista ao O POVO Online, Renata Vieira, gerente de relacionamento da unidade, informou que os atendimentos sociais nasceram da proposta de desafogar as unidades de saúde gerenciadas pela secretaria municipal. A escolha dos pacientes atendidos pelo mutirão foi feita em parceria com a secretaria do município. Porém, os atendimentos serão totalmente custeados pelo ICO.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O dia também terá outras atividades, como aferição de pressão arterial, medida de glicemia, medida de acuidade visual, exames oftalmológicos complementares e encaminhamentos para tratamento de cada um dos pacientes, que devem ser custeados pelo Governo do Estado. “O que for necessário para ajudar as pessoas, a gente vai fazer para ajudar. O que for preciso...”, afirmou a profissional.

Conforme Renata Vieira, novos mutirões gratuitos de atendimentos estão sendo pensados para abranger mais pessoas com problemas oftalmológicos, mas não soube precisar o próximo serviço.

Serviço - Instituto Cearense de Oftalmologia (ICO)

Onde: rua Barão de Aracati, 1280, Aldeota
Telefone: (085) 3201-1010

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente