Participamos do

Dez cearenses disputam vaga para representar o Brasil em olimpíadas internacionais de Astronomia

28 estudantes de todo o País foram selecionados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica para disputar vagas em duas olimpíadas internacionais. Onze são cearenses, sendo que dez continuam treinamento para representar o Brasil no Chile e na Tailândia
17:30 | Jun. 01, 2017
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Destaques na XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), dez cearenses buscam vaga para representar o Brasil em duas olimpíadas internacionais. Eles integram grupo de 28 estudantes do ensino médio classificados entre mais de 744 mil inscritos, oriundos de mais de 7 mil escolas do País, em 2016. Dos 28, cinco serão selecionados para a OLAA 2017 (Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica) e outros cinco para a IOAA 2017 (International Olympiad on Astronomy and Astrophysics).

Alguns dos estudantes cearenses participaram de treinamentos de uso de telescópio e de reconhecimento do céu, no Planetário Rubens de Azevedo e no Observatório Astronômico da Seara da Ciência. "Foi um destaque muito grande e assim tem sido anualmente com o Ceará. O treinamento é para o manuseio de telescópio, além de conteúdo teórico", explica o professor Demerval Carneiro, coordenador local da OBA e diretor do Planetário Rubens de Azevedo, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo Demerval, a procura por estudos de astronomia tem sido cada vez maior com a OBA. "São jovens que gostam de matemática, química, biologia e encontram na astronomia outro caminho. É a ciência mãe de todas as ciências, com caráter interdisciplinar. Atrai os amantes da ciência!", frisa.

Um dos classificados é Arthur Sampaio de Siqueira, 17, que participa de olimpíadas desde os 14 anos. "Ano passado eu estava mais voltado para a Física, mas este ano estou focando na de Astronomia. É uma ciência que atrai as pessoas, é algo quase que ficcional", narra.

Para Tarcício Soares, 17, o interesse por astronomia veio aos poucos, depois da participação em olimpíadas de matemática. "Decidi estudar e comecei a gostar bastante", afirma. Ele pretende continuar estudando astronomia e matemática para fazer cursos relacionados a essas áreas.

“Os meninos estão se dando muito bem. Sendo dez concorrendo, então temos boas chances”, completa o professor dos cursos de extensão em Astronomia do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Heliomázio Moreira.

Outro cearense, Matheus Lopes de Proença, estava entre os 28 classificados na seletiva para as olimpíadas internacionais, mas desistiu para se dedicar à aprovação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A OBA é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Agência Espacial Brasileira (AEB) e Eletrobras Furnas. Os treinamentos na Seara e no Planetário são financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela SAB.

A segunda prova para a seleção de dez representantes titulares do Brasil será realizada em agosto, em São Paulo. Os outros dez alunos melhor classificados compõem equipe de suplentes. A OLAA 2017 será realizada de 8 a 14 de outubro, em Antofagasta, no Chile. Já a IOAA 2017 ocorrerá de 12 a 21 de novembro, em Phuket, na Tailândia.

O Brasil foi o primeiro lugar na OLAA 2016, realizada em Córdoba, na Argentina. Os brasileiros conquistaram duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Cearenses classificados para seletiva:

Aline Montenegro Araújo - Master

Arthur Sampaio de Siqueira - Farias Brito

João Gabriel Stefani Antunes - Ari de Sá

Matheus Lopes de Proença - Farias Brito

Nathan Luiz Bezerra Martins - Ari de Sá

Pedro Pompeu de Sousa Brasil Carneiro - 7 de Setembro

Rafael Jucá Pinheiro - 7 de Setembro

Tarcisio Soares Teixeira Neto - Ari de Sá

Victor Cambraia Nogueira de Oliveira - Farias Brito

Vinicius Azevedo dos Santos - Antares

Vinícius Rodrigues de Freitas - Farias Brito

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente