Participamos do

Restauração da rua José Avelino começa no dia 15 de maio

As intervenções vão durar cerca de 60 dias. Os feirantes do entorno serão realocados para espaços como o Mercado São Sebastião e o Centro Municipal de Pequenos Negócios
15:16 | Abr. 27, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO2]

As obras para restauração da rua José Avelino terão início no dia 15 de maio, segundo anunciou a Prefeitura de Fortaleza no Paço Municipal, nesta quinta-feira, 27. As intervenções vão durar cerca de 60 dias. O dia 14 de maio será o último dia da feira na via pública. Os feirantes do entorno serão realocados para espaços como o Mercado São Sebastião e o Centro Municipal de Pequenos Negócios.

[SAIBAMAIS]

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Tombada como patrimônio histórico de Fortaleza desde dezembro de 2012, a rua José Avelino passará por restauração do calçamento, que permanecerá em pedra tosca da época, mantendo a demarcação do trilho do antigo bondinho que circulava pela região. Durante intervenção haverá bloqueio da via no trecho entre a avenida Alberto Nepomuceno e a rua Boris. A rua Baturité também passará por bloqueio, sendo permitido apenas o tráfego local.


Além das obras de reforma e restauração, a José Avelino receberá mobiliários urbanos, paisagismo, nova iluminação em LED e faixas elevadas para pedestres.
[FOTO1]

A avenida Alberto Nepomuceno, que cruza a José Avelino, também passará por requalificação viária no trecho entre a avenida Pessoa Anta e a rua Sobral. As intervenções terão início com a reconstrução do canteiro central e implantação de calçadas. Está previsto a implantação de uma ciclofaixa no trecho entre a avenida Pessoa Anta e rua José Moreira. Conforme a Prefeitura, será necessário o bloqueio dos passeios em ambos os lados, que deve ocorrer por etapas.

 

O projeto prevê ainda intervenções na Praça Caio Prado, conhecida como Dom Pedro II, com recuperação da pavimentação, do paisagismo e da fonte - escultura realizada por Sérvulo Esmeraldo. A rua Sobral receberá a implantação da calçada estendida. Já a Travessia Icó passará por requalificação da calçada, reforço de iluminação e paisagismo.

 

Feirantes

Com o fim da feira da José Avelino, os 323 feirantes do entorno da via interessados em ocupar um boxe público no Mercado São Sebastião ou no Centro Municipal de Pequenos Negócios fizeram um cadastro e, no próximo dia 5, participam do sorteio


No dia 5 de maio, os 323 feirantes da José Avelino que fizeram cadastro participam de sorteio para definir a nova localização. Os dois espaços possíveis são o Mercado São Sebastião e o Centro Municipal de Pequenos Negócios. Eles vão ocupar um boxe público nos espaços. Todos que tiverem o perfil sócio econômico exigido na lei serão contemplados. Aqueles que não participaram deste primeiro cadastro podem ainda procurar a Regional do Centro para compor o cadastro de reserva.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente