Participamos do

Livro "Família de Todo o Jeito" aborda os diferentes formatos de família

A autora sentiu a necessidade de falar sobre o assunto durante a repercussão da votação do Estatuto da Família na Câmara dos Deputados. A obra trata a diversidade familiar de uma forma natural, sem julgamentos
10:00 | Abr. 29, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] “Família ê, família há, família!” 
De muitas formas e tamanhos, há famílias de todos os jeitos e cada uma delas tem sua própria forma de ser e de viver. De uns anos para cá, é comum vermos que a referência de família sendo aquela formada por pai, mãe e filhos não é mais o único referencial aceito pela sociedade. Foi para trazer luz sobre esse tema que a cientista social e escritora Ana Cláudia Bastos está percorrendo as capitais brasileiras para lançar o livro "Família de Todo o Jeito".
 
Ana Cláudia sentiu a necessidade de falar sobre o assunto durante a repercussão da votação do Estatuto da Família na Câmara dos Deputados, onde foi questionado o que é uma família. É considerado família, uma avô e sua neta? A partir desse questionamento, ela trabalha o desenvolvimento do livro.
 
A obra trata a diversidade familiar de uma forma natural, sem julgamentos. “Na história tento abordar a vida como ela é”, conta Ana Cláudia.  O livro tem o objetivo de identificar as diferentes configurações familiares e, a partir disso, olhar para dentro de sua casa e perceber as semelhanças.
 
A autora vem ao Ceará para o lançamento do livro. Em Fortaleza, o lançamento ocorreu neste sábado, dia 29 de abril, na barraca América do Sol, na Praia do Futuro. No próximo sábado, dia 6 de maio, ela estará em Juazeiro do Norte, no Centro Cultural Banco do Nordeste.
 
Ana Cláudia usa a literatura para o processo de formação da criança com a intenção de abrir novas possibilidades de leituras de mundo, que saem de uma restrição de entendimento familiar e processo comum da comunidade em que ela vive e abre janelas para novas possibilidades.
 
[FOTO2] Família de Todo o Jeito conta sobre uma criança que, observando o mundo da janela da sua casa, vê um grande prédio e, através dessas janelas, ela percebe diversas outras famílias, todas diferentes umas das outras. E é através dessa observação que ela adquire a percepção de que ela e o seu avô são, sim, uma família.
 
Segundo a autora, o livro “Família de todo o jeito” traz muitos desdobramentos com muitas questões a serem debatidas e por isso pode ser usado desde o momento da alfabetização do aluno como também para crianças que estão em séries mais elevadas, como o 5º ano.
 
"O retorno tem sido ótimo, recentemente eu recebi um depoimento de uma mãe que conta que a filha chegou em casa e disse que havia lido um livro na escola que mostrava que tem famílias com uma mãe que namora uma mãe e família que tem um pai que namora outro pai”, conta a autora. 
  
SERVIÇO:
Lançamento do livro Família de Todo o Jeito
Dia 6/5 às 18h30min
Em Juazeiro do Norte, no Centro Cultural Banco do Nordeste
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente