Participamos do

Caminhada busca conscientizar sobre o autismo

Pais e pessoas com autismo participaram da segunda edição do evento. A ideia é levar informações sobre o transtorno
18:18 | Abr. 02, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
A avenida Beira Mar recebeu a 2ª Caminhada da Conscientização do Autismo na fim da tarde deste domingo, 2. O evento mobilizou pais, profissionais de saúde e pessoas com autismo para informar sobre o transtorno, no dia em que ele é lembrado mundialmente.
 
A ideia dos organizadores é ampliar o conhecimento sobre as políticas públicas e as estratégrias de tratamento e inclusão. A caminhhada foi organizada pela Associação Pintando o Seteazul, que reúne pais e pessoas com autismo.
 
Os participantes se encontraram na avenida Rui Barbosa e seguiram, pela avenida Beira Mar, até o Náutico Atlético Clube. Durante a caminhada, panfletos com informações sobre o transtorno foram distribuídos. A cor azul, que simboliza a luta pelos direitos dos autistas, dominou boa parte do trajeto.
 
"Queremos mostrar que nossos filhos não podem ser rotulados por um diagnóstico. Eles são pessoas normais com uma característica específica, que é o autismo", enfatiza Kellyane Chaves, presidente da Associação Pintando o Seteazul. "O preconceito ainda existe, mas a gente muda isso com informação", continua.
[FOTO2] 
Transtorno
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que prejudica a capacidade de comunicação e interação. Os sintomas podem variar, mas incluem-se dificuldade de comunicação e de interação social, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos.
 
O diagnóstico precoce pode reduzir os sintomas e garantir o desenvolvimento e a aprendizagem da pessoa com autismo. Terapias educacionais e comportamentais estão entre as alternativas de tratamento.
 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente