PUBLICIDADE
Notícias

Seminário discute políticas sobre drogas em Fortaleza

As discussões devem iniciar os debates para o Plano Estadual de Políticas sobre Drogas do Governo do Estado

19:24 | 15/02/2017
As políticas sobre drogas serão tema de debates realizados na próxima sexta-feira, 17, no anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O I Seminário Estadual de Politicas sobre Drogas acontecerá na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) vai contar com a presença de pesquisadores locais e nacionais sobre a temática.
 
“Essa vai ser uma discussão sob vários vieses. Psicossocial, jurídico, sociológico. São áreas que geralmente são estudadas separadas. Porém, quem analisa só a partir de um único viés, como o Direito, tende a criminalizar a matéria”, dialoga o Marcelo Uchôa, titular da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) do Governo do Estado. A entidade está à frente da programação.
 
Conforme ele, as discussões devem ensejar ações que devem constar no plano estadual que definirá as políticas sobre drogas. A previsão é de que o documento esteja concluído até o fim do ano.
 
O seminário conta com mesas sobre as políticas sobre drogas, a descriminalização e a criminalização da juventude, além de debates e mostra de produção dos projetos de prevenção da pasta.
 
“A gente buscou colocar no mesmo palco de discussão todas as pessoas que pensam essa problemática. Cada mesa conta com uma pessoa que defende um ponto e outra que vai na linha diametralmente oposta”, completa Uchôa.
 
A expectativa da secretaria é de que 500 pessoas compareçam ao evento. A entrada é franca, mas é necessário fazer inscrição no local, no dia do evento, ou no site da secretaria.
 
Serviço
I Seminário Estadual de Políticas sobre Drogas
Quando: sexta-feira, 17/2
Onde: Universidade do Parlamento Cearense (rua Barbosa de Freitas, s/n - Anexo II da Assembleia Legislativa)

Programação
8 a 8h30min - Credenciamento

8h30min a 9h - Abertura

9 a 10h - Mesa 1: Políticas sobre drogas no Brasil
Participantes: Heloísa de Souza Dantas, prof. Fábio Gomes de Matos e Souza e Mayrá Lobato

10 a 11h - Mesa 2: A descriminalização de drogas no Brasil
Participantes: Sergio Harfouche, Haroldo Caetano da Silva, Sandra Sá

11 a 12h - Debate

12 a 13h - Almoço livre

13 a 14 horas - Mesa 3: Juventude e criminalidade
Participantes: Thiago Holanda, Davi Barros Araújo e Jana Alencar Eleutério

14 a 16 horas - Mesa 4: Experiências na política sobre drogas (prevenção, acolhimento, tratamento e reinserção social no Ceará)
TAGS