Participamos do

Secretaria da Saúde vai distribuir mais de 1,5 milhão de camisinhas no Carnaval

A distribuição dos preservativos pela Sesa faz parte das ações educativas de prevenção do HIV/Aids
22:08 | Fev. 20, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) vai distribuir neste período de Carnaval, 1,78 milhão de preservativos para os municípios cearenses e instituições públicas e privadas utilizarem em suas ações educativas de prevenção do HIV/Aids. Serão 700 mil camisinhas distribuídas pela Governo do Estado e 1.080 unidades repassadas pelo Ministério da Saúde.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) é uma doença causada pelo vírus HIV e que é transmitida através da troca de secreções (sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno) entre uma pessoa infectada e uma pessoa sadia, em situações como relações sexuais desprotegidas ou transfusões de sangue.

Durante a semana que antecede à época festiva, serão realizadas palestras educativas com distribuição de material educativo e preservativos masculinos e femininos para empresas, secretarias municipais de saúde e instituições de ensino superior.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo a Sesa, a solicitação deve ser feita por ofício ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvep) à Secretaria da Saúde, com indicação da quantidade solicitada e a descrição das ações educativas que serão realizadas para a distribuição das camisinhas.

Casos de Aids no Ceará

No Ceará, foram notificados 17.536 casos de Aids entre os anos de 1983 até o início de fevereiro deste ano. No Estado, o coeficiente de mortalidade vem se mantendo abaixo da média nacional desde 2007, variando entre 3,0 a 4,4 óbitos por 100 mil habitantes no período. O coeficiente de mortes no Brasil é de 5,7 por 100 mil habitantes.

No Estado funcionam 26 Serviços de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE), em 13 municípios. Na rede pública estadual, esses serviços especializados funcionam no Hospital São José de Doenças Infecciosas, Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Infantil Albert Sabin e Centro de Saúde Meireles.

Serviço - Programa da campanha de prevenção

Educação e Saúde: distribuição de material informativo sobre IST e AIDS / Orientação sobre o uso do preservativo (masculino e feminino)
Local: VAPT VUPT
Quando: 20 e 22 de fevereiro, 14 às 16h

Distribuição de preservativos e material informativo/ educativo sobre IST e AIDS
LOcal: Avenida Beira Mar
Quando: 21 e 23 de fevereiro, das 18 às 20

Distribuição de material informativo sobre IST e AIDS / Distribuição e orientação sobre o uso do preservativo (masculino e feminino)
Local: Shopping Benfica
Quando: 24 de fevereiro, das 11 às 16h30min

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente