Participamos do

Saiba onde e quem deve tomar a vacina contra a febre amarela em Fortaleza

A orientação da Prefeitura é que a a população procure pela vacina somente nos casos de viagens para as áreas consideradas endêmicas
18:40 | Fev. 17, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] De acordo com o relatório de áreas edêmicas do Ministério da Saúde, nenhum município do Estado tem alerta para vacina contra febre amarela. A vacinação torna-se obrigatória em 19 estados do País, apenas onde existe recomendação para imunização, segundo a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.

 
[SAIBAMAIS] No Ceará, precisam se vacinar, neste momento, pessoas que vão viajar ou vivem nas regiões que estão registrando casos da doença, como o leste de Minas Gerais, oeste do Espírito Santo, noroeste do Rio de Janeiro, oeste da Bahia e algumas cidades de São Paulo. Por este motivo, para receber a vacina é necessário apresentar o comprovante de passagem da viagem.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

QUEM PRECISA DA VACINA


Pessoas que vão viajar para as áreas consideradas endêmicas, de acordo com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.  Portanto, os cearenses que estiverem com viagem marcada para as cidades de Salvador (BA), Vitória e Vila Velha (ES), Recife (PE), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Florianópolis (SC), Aracaju (SE) e São Paulo (SP) não precisam ser vacinados. Enquanto que para as cidades como Brasília (DF), São Luís (MA), Belo Horizonte (BH) Goiânia (GO), Belém (PA), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Porto Alegre (RS) e Palmas (TO) devem procurar os postos de saúde.


QUEM NÃO DEVE SE VACINAR


A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas (com deficiência imunológica congênita ou adquirida).


ONDE ENCONTRAR A VACINA


Em Fortaleza, a vacina está disponível no Posto de Saúde Paulo Marcelo (Centro), Centro de Saúde Escola Meireles da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Meireles), Posto de Saúde Roberto Bruno (Fátima) e Posto de Saúde Messejana (Messejana). Para receber a vacina é necessário apresentar o comprovante de passagem da viagem.


Os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h. A sala de imunização inicia suas atividades às 7h30 e encerra às 18h30, com o tempo necessário de 30 minutos para estabilizar a temperatura para aplicação e armazenação das vacinas.

 

SERVIÇO

 

Unidades de saúde

 

Posto de Saúde Paulo Marcelo
Onde: rua Vinte e Cinco de Março, 607, no Centro
Telefone: (85) 3105-1455


Centro de Saúde Escola Meireles da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará
Onde: Avenida Antônio Justa, 3113, no Meireles
Telefone: (85) 3101-1446

Posto de Saúde Roberto Bruno

Onde: Avenida Borges de Melo, 910, no Bairro de Fátima

Telefone: (85) 3227-9177

Posto de Saúde Messejana
Onde: rua Coronel Guilherme Alencar, sem númeor, na Messejana
Telefone: (85) 3105-1562

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente