Participamos do

Prédio do Colégio Marista Cearense é tombado

A decisão, em nível definitivo e estadual, foi tomada na manhã desta quarta-feira,15, em decisão do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio. Projeto de educação patrimonial no local contará com visitas guiadas
20:22 | Fev. 15, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O tombamento definitivo, em nível estadual, do prédio do Colégio Cearense do Sagrado Coração, conhecido como Colégio Marista, localizado na avenida Duque de Caxias, 101, Centro de Fortaleza, foi aprovado na manhã desta quarta-feira. A decisão foi tomada após apresentação de projeto da Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Cophac), da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) ao Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio (Coepa).

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Compreendemos a importância dada a esse imóvel, tanto pela qualidade da sua arquitetura, como também pela representação que possui na memória e na história da educação no Estado do Ceará", ressalta o coordenador de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, Alênio Carlos.

 

Em paralelo ao processo de tombamento, será realizado projeto de educação patrimonial em parceria com Centro Universitário Estácio do Ceará, que mantém o Campus Centro no prédio do antigo Colégio Marista.

 

“O colégio cearense tem uma importância muito grande na formação de várias gerações. Não é apenas o patrimônio edificado, arquitetônico, mas dessa dimensão imaterial dessa formação, do papel na formação aqui do Estado. Nesse sentido a Universidade Estácio está apresentando o projeto, que vai contar com visitação guiada como forma de valorizar a edificação e a história do colégio”, explica o secretário de cultura do Estado, Fabiano Piúba.

Redaçao O POVO Online

 Com informações da repórter Angélica Feitosa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente