PUBLICIDADE
Notícias

Matrículas para aprovados na UFC começam nesta sexta, 3

A UFC oferta 6.288 vagas divididas entre 110 cursos nas cidades de Fortaleza, Russas, Crateús, Quixadá e Sobral. Chamada regular do Sisu 2017 acontece até o próximo dia 7

12:11 | 03/02/2017
Calouro é recepcionado com tinta guache no Campus do Pici
Calouro é recepcionado com tinta guache no Campus do Pici

[FOTO1] 

A chamada regular para a matrícula dos aprovados nos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) começa nesta sexta, 3 e segue até a próxima terça, 7. Com 6.288 vagas divididas entre 110 cursos de graduação, os candidatos devem ficar atentos ao dia e local da matrícula para seu curso. As matrículas acontecem nos campi de Fortaleza, Russas, Crateús, Quixadá e Sobral.

No Campus do Pici, os chamados “bichos” foram recepcionados com funk pelos alunos veteranos. Com faixas e cartazes de boas-vindas, os veteranos faziam festa quando o calouro terminava a matrícula: pintavam os estudantes com tinta guache e glitter. “Eu já esperava isso, só não achava que seria tão legal”, disse Arlete Ferrari, 19, aprovada no curso de Direito.

Vinícius César Inácio, 17, aprovado no curso de Oceanografia foi pintado completamente de azul. Os veteranos levaram óculos e boia de mergulho, prancha e cilindro de oxigênio para colocar nos alunos novatos. “O nosso curso tem muita desistência. Decidimos mostrar aos novatos como é bom o curso de Oceanografia e estimulá-los a não desistirem”, explica José Carlos Rodrigues, 21, aluno do 3º semestre do curso.

Para a matrícula, o candidato deve apresentar a seguinte documentação: certificado de Conclusão do Ensino Médio do candidato (fotocópia autenticada ou fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local); documento de identificação oficial do candidato com foto (fotocópia autenticada ou fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local); comprovante de situação cadastral no CPF (Cadastro de Pessoa Física) do candidato.

Além disso, os estudantes devem levar original impresso a partir do site da Receita Federal do Brasil;comprovante de quitação eleitoral, original impresso a partir do site do Tribunal Superior Eleitoral - TSE - apenas para candidatos com 18 anos completos ou mais em 02/10/2016; comprovante de quitação com o serviço militar (fotocópia autenticada ou fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local) - apenas para homens com 18 anos completos ou mais em 31/12/2016; Termo de Ciência do candidato, impresso em duas vias a partir do link (a ser disponibilizado em breve).

 

Cadeirante pede mais adaptação

Pablo Busatto, 27, conquistou a vaga no curso de Filosofia. "Eu nunca deixei que a paralisia cerebral fosse maior que eu", ensina. É a terceira graduação do jovem, que já é formado e tem Mestrado em Química, também pela UFC. Ser formado na condição de cadeirante é uma conquista. "São desafios pequenos para que não tem deficiência. São também conquistas grandes para mim", diz.

[FOTO2] 

Se cotista, precisará entregar também a documentação comprobatória de sua modalidade de cota. Os candidatos que não foram selecionados para a sua primeira opção de curso poderão participar da Lista de Espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Para isso, deverão acessar o seu boletim, na página do Ministério da Educação, e manifestar o interesse.

A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de curso, independente de o candidato ter ou não solicitado matrícula em sua segunda opção de curso. Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas poderá ser feita pela instituição a partir do próximo dia 16.

Redação O POVO Online

TAGS