Participamos do

Matrículas para aprovados na UFC começam nesta sexta, 3

A UFC oferta 6.288 vagas divididas entre 110 cursos nas cidades de Fortaleza, Russas, Crateús, Quixadá e Sobral. Chamada regular do Sisu 2017 acontece até o próximo dia 7
12:11 | Fev. 03, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

A chamada regular para a matrícula dos aprovados nos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) começa nesta sexta, 3 e segue até a próxima terça, 7. Com 6.288 vagas divididas entre 110 cursos de graduação, os candidatos devem ficar atentos ao dia e local da matrícula para seu curso. As matrículas acontecem nos campi de Fortaleza, Russas, Crateús, Quixadá e Sobral.

No Campus do Pici, os chamados “bichos” foram recepcionados com funk pelos alunos veteranos. Com faixas e cartazes de boas-vindas, os veteranos faziam festa quando o calouro terminava a matrícula: pintavam os estudantes com tinta guache e glitter. “Eu já esperava isso, só não achava que seria tão legal”, disse Arlete Ferrari, 19, aprovada no curso de Direito.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Vinícius César Inácio, 17, aprovado no curso de Oceanografia foi pintado completamente de azul. Os veteranos levaram óculos e boia de mergulho, prancha e cilindro de oxigênio para colocar nos alunos novatos. “O nosso curso tem muita desistência. Decidimos mostrar aos novatos como é bom o curso de Oceanografia e estimulá-los a não desistirem”, explica José Carlos Rodrigues, 21, aluno do 3º semestre do curso.

Para a matrícula, o candidato deve apresentar a seguinte documentação: certificado de Conclusão do Ensino Médio do candidato (fotocópia autenticada ou fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local); documento de identificação oficial do candidato com foto (fotocópia autenticada ou fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local); comprovante de situação cadastral no CPF (Cadastro de Pessoa Física) do candidato.

Além disso, os estudantes devem levar original impresso a partir do site da Receita Federal do Brasil;comprovante de quitação eleitoral, original impresso a partir do site do Tribunal Superior Eleitoral - TSE - apenas para candidatos com 18 anos completos ou mais em 02/10/2016; comprovante de quitação com o serviço militar (fotocópia autenticada ou fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local) - apenas para homens com 18 anos completos ou mais em 31/12/2016; Termo de Ciência do candidato, impresso em duas vias a partir do link (a ser disponibilizado em breve).

 

Cadeirante pede mais adaptação

Pablo Busatto, 27, conquistou a vaga no curso de Filosofia. "Eu nunca deixei que a paralisia cerebral fosse maior que eu", ensina. É a terceira graduação do jovem, que já é formado e tem Mestrado em Química, também pela UFC. Ser formado na condição de cadeirante é uma conquista. "São desafios pequenos para que não tem deficiência. São também conquistas grandes para mim", diz.

[FOTO2] 

Se cotista, precisará entregar também a documentação comprobatória de sua modalidade de cota. Os candidatos que não foram selecionados para a sua primeira opção de curso poderão participar da Lista de Espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Para isso, deverão acessar o seu boletim, na página do Ministério da Educação, e manifestar o interesse.

A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de curso, independente de o candidato ter ou não solicitado matrícula em sua segunda opção de curso. Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas poderá ser feita pela instituição a partir do próximo dia 16.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente