PUBLICIDADE
Notícias

Ceará bate média histórica de fevereiro com 134.5mm

A média de chuvas em fevereiro é de 118,6 mm. As nuvens formadas pela Zona de Convergência Intertropical podem atingir 12 km de altura

11:46 | 20/02/2017
NULL
NULL

[FOTO1]

Ceará bate a média histórica para o mês de fevereiro atingindo 134.5 milímetros, de acordo com o portal da Fundação Cearense de Recursos Hídricos (Funceme). A média de chuvas do mês é de 118,6 milímetros. As nuvens que têm deixado o céu nublado e trazido chuvas ao Ceará nos últimos dias podem alcançar de 8 km a 12 km de altura. As precipitações são ocasionadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema que traz chuvas ao Estado.

As nuvens que têm chamado a atenção de leitores do O POVO pelo tamanho e cor escura, no entanto, são comuns a esse sistema, segundo o meteorologista da Funceme, Raul Fritz. “Uma reunião de fatores atmosféricos que atuam em conjunto, como alta instabilidade, alta umidade do ar e ventos ascendentes formam nuvens muito desenvolvidas verticalmente”, detalha Fritz.

Uma nuvem “comum”, quando não há a ocorrência de chuvas, chamada popularmente de “nuvem de tempo bom” atinge entre meio quilômetro a 2 km.

As nuvens que alcançam alturas elevadas começam a se formar a partir de cerca de 800 metros da superfície e são mais comuns próximo ao litoral, podendo ocorrer também no interior. Associadas a ventos fortes, esse tipo de nuvem também pode ser formado a partir de outros sistemas, como os Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), mas são mais comuns na ZCIT, principal indutor de chuvas no Estado, explica o meteorologista. Fritz indica ainda que a ZCIT atua normalmente na quadra chuvosa no período de fevereiro a maio, mas que pode oscilar ou atrasar.

TAGS