Participamos do

Previsão para o Carnaval é de nebulosidade variável com eventos de chuvas isoladas

A diminuição das chuvas nestes dias tem relação com o afastamento temporário da (ZCIT). As precipitação pontuais devem ser ocasionadas pela instabilidade atmosférica dos oceanos
10:13 | Fev. 24, 2017
Autor Amanda Araújo
Foto do autor
Amanda Araújo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os três primeiros dias de Carnaval no Ceará devem ser nebulosidade variável com eventos de chuvas isoladas em todas as regiões, de modo geral. A imagem do satélite utilizado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostra que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanece afastada do setor norte do Nordeste.

A nebulosidade variável com chuvas isoladas, em todo o estado do Ceará, é o quadro previsto para esta sexta-feira, 24. No sábado, 25, o Estado deve apresentar nebulosidade variável com chuvas isoladas no noroeste, região Jaguaribana e Cariri; nas demais regiões, há possibilidade de chuvas. No domingo, 26, o dia deve ser todo de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas em todo o Estado.

O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) é observado no sul da região Nordeste do País, mais ao Sul da Bahia, em direção ao Espírito Santo. "O céu ora abre, ora fica nublado com eventos de chuvas. Não semelhante àqueles fins de semana muito chuvosos que tivemos", avalia o meteorologista Raul Fritz.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A diminuição das chuvas nestes dias tem relação com o afastamento temporário da (ZCIT). Na segunda-feira, 27, e na terça-feira, 28, os meteorologistas da Funceme farão novas análises, a partir das mudanças climáticas.

"Vamos ver se haverá influência maior da zona, mas por enquanto não há. Também não tem influência do Vórtice, essas chuvas isoladas são pela instabilidade atmosférica dos oceanos", explica Fritz.

Quadra chuvosa
Com acumulado de 135.4 mm, o Ceará superou a média histórica deste mês de fevereiro, que é de 118.6 mm. De acordo com o novo prognóstico da Funceme, apresentado no início da semana, o Ceará tem 43% de chances para que o volume de chuvas fique dentro da normalidade. As chances de chuvas abaixo da média são de 37%, e o percentual de chuvas acima da média no Ceará é de 20%.

A tendência, de um modo geral, é de uma quadra chuvosa insuficiente nas bacias do Médio e Baixo Jaguaribe, Salgado e Banabuiú. A porção Norte do Ceará pode receber chuvas acima da média, enquanto o Sudeste pode enfrentar volumes inferiores à normal climatológica, conforme informações apresentadas por Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente