PUBLICIDADE
Notícias

Ex-secretário flagrado com ponto eletrônico no Enem é denunciado por fraude

Antônio Diego Lima Rodrigues, que era até então secretário da Saúde no município de Alto Santo, foi preso em Fortaleza, na operação Embuste

12:32 | 20/01/2017

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia por fraude contra o candidato flagrado em Fortaleza com ponto eletrônico, durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Então secretário da Saúde no município de Alto Santo, Antônio Diego Lima Rodrigues foi preso na operação Embuste.

Laudo pericial comprovou que o candidato utilizou equipamentos eletrônicos para a troca de mensagens sobre a prova com outra pessoa. O MPF informou que os celulares do candidato tinham pesquisas na internet sobre o tema da redação. Também foi pedido abertura de inquérito policial para identificar outros envolvidos no caso.

O ex-secretário de Saúde permaneceu menos de 48 horas preso, sendo liberado em audiência de custódia. No segundo dia de prova do Enem, ele portava um ponto eletrônico no ouvido, um transmissor escondido dentro da camisa, um gabarito da prova aplicada no dia anterior e o rascunho de uma redação pronta com a temática cobrada.

O procurador da República Márcio Andrade Torres, autor da denúncia, indica que o laudo pericial não deixa dúvidas quanto à fraude. “Uma possível organização criminosa ainda não identificada obteve as provas e gabaritos do Enem, inclusive o tema da redação, antes da realização do certame e repassou a alguns candidatos, dentre eles o ora denunciado”, disse.

Redação O POVO Online com informações do MPF

TAGS