PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Bloco O Cheiro é o primeiro a desfilar em Fortaleza no Pré-Carnaval

Bateria e brincantes desceram a rua João Cordeiro até a Beira Mar na noite deste sábado

08:51 | 08/01/2017
Com marchinhas e enredos de escolas de samba cariocas, o bloco O Cheiro foi o primeiro a desfilar para iniciar as festas de Pré-Carnaval pelas ruas de Fortaleza. Na noite deste sábado, os brincantes se concentraram na esquina das ruas João Cordeiro e Padre Justino, na Praia de Iracema, por volta das 19 horas. A bateria, com cerca de 100 integrantes, começou o desfile às 20h35min em direção ao Aterrinho. 


“É o primeiro grito de Carnaval”, ressaltou o empresário Luís Carlos Rocha, que integra a bateria do bloco pelo terceiro ano. Ele conta que  O Cheiro reúne ritmistas de outros blocos para começar e encerrar as festas em Fortaleza. Há 24 anos, a tradição é iniciar as festas no último sábado de dezembro. “A gente já começou assim, aproveitando o ano novo pra comemorar”, explica Ribamar Silva, diretor do bloco e intérprete dos sambas. 


Neste ano, o bloco esperou o primeiro sábado do ano. Isto porque o último sábado de 2016 coincidiu com a véspera de Ano Novo, explica Ribamar. Depois do Aterrinho, o desfile muda de percurso na Capela de São Pedro, retornando pela Rua dos Arariús até a dispersão na rua Padre Justino, por volta das 22 horas. Um desfile que atrai principalmente os moradores do bairro. 


Perto dali, outro bloco iniciou o movimento de Pré-Carnaval. Há quatro anos, o Bloco da Mocinha faz a festa a partir das 19 horas dos sábados com marchinhas com banda fixa na rua Padre Climério, quase no cruzamento com a rua João Cordeiro. Às 17 horas, o movimento começa com rodas de samba. Por lá, a iniciativa começou há quatro anos, conta Ítalo Bruno, um dos organizadores. 


Tanto O Cheiro como o Bloco da Mocinha irão se inscrever no edital do Ciclo Carnavalesco 2017, que credenciará 48 blocos veteranos para quatro saídas e 10 estreantes para duas saídas. As inscrições começam nesta segunda, 9, com resultado divulgado no dia 20 de janeiro. Oficialmente, o Ciclo Carnavalesco será dividido entre o período de Pré-Carnaval (27 de janeiro a 19 de fevereiro) e o de Carnaval (25 a 28 de fevereiro). Até lá, os blocos saem contando com a ajuda das comunidades, de patrocinadores e com a venda de camisas.

Thaís Brito

TAGS