includeMenuHeader(); echo $q->appendJs("online/geral/js/libs/facebook.api.js"); ?>
PUBLICIDADE
Fortaleza

Secretariado recém-anunciado já tem mudança e mulher assumirá Saúde

Secretário anunciado na última sexta, Romel Araújo preferiu se dedicar exclusivamente à gestão dos hospitais. Joana Maciel assumirá a pasta

15:53 | 27/12/2016
NULL
NULL(Foto: )

Novo nome foi definido nesta terça-feira, 27, para ocupar a Secretaria da Saúde de Fortaleza. O comando da pasta ficará agora a cargo de Joana Maciel. Anunciado na última sexta-feira, 23, como secretário, Romel Araújo irá se dedicar exclusivamente à assistência hospitalar. A mudança foi sugerida pelo próprio Romel e acatada pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT). Com isso, a Prefeitura terá mulheres à frente de quatro das principais areas do poder público: além de Joana, Dalila Saldanha de Freitas na Educação, Manuela Nogueira na Infraestrutura e Águeda Muniz no Urbanismo e Meio Ambiente.

[FOTO1]
Joana é superintendente adjunta do Instituto José Frota (IJF), onde Romel é gerente do núcleo de internação. Em reunião com o prefeito, Romel ponderou ao prefeito que sua especialidade é a gestão hospitalar. Então, pediu para se dedicar apenas a essa área. Com isso, Joana ficará com a coordenação macro, que inclui tarefas como melhorar a distribuição de medicamentos e fazer a integração entre postos de saúde e os hospitais. Essas duas foram prioridades apontadas pelo prefeito para a área, conforme O POVO mostrou nesta terça-feira.

A partir da análise de indicadores dos últimos quatro anos, Romel considerou que houve avanço na atenção primária. Isso acabou ampliando a pressão sobre a rede secundária, com maior busca por exames e especialistas. Romel, na coordenação de toda a rede de hospitais, será responsável por dar vazão a essa demanda.


Secretária
Joana, a futura secretária, tem origem na área de pediatria. Tem especialização em Gestão Hospitalar e de Organizações de Saúde pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Gestão de Emergências do SUS pelo Hospital Sírio Libanês. Antes de ir para a superintendência adjunta do IJF, ela foi diretora clínica do Hospital Infantil Albert Sabin.

Érico Firmo

TAGS