Participamos do

Prefeitura de Fortaleza está com matrículas abertas para o EJA

Ao todo, mais de 12 mil pessoas fazem parte da rede municipal. 64% dos educandos têm idade de 15 a 29 anos
08:00 | Dez. 03, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A empregada doméstica, Socorro da Silva, 56, diz que “enquanto Deus der vida” ela vai estudar. A aluna do ciclo 3, do Ensino de Jovens e Adultos (Eja) parou de estudar aos 8 anos de idade “porque o fardamento era caro demais” e só retomou a busca pelo saber na posteridade. Ela estuda na Escola Municipal Prof Maria Gondim dos Santos. É uma das mais de 12 mil pessoas que integram a rede municipal e afirma que já renovou matrícula para o novo ciclo. A Prefeitura de Fortaleza está com matrículas abertas para Jovens, Adultos e Idosos que desejam concluir o Ensino Fundamental. 

“Eu voltei a estudar porque eu precisava melhorar a minha letra. Hoje eu sei ler e me expressar melhor”, conta Socorro. Neste ano, a EJA apresentou um perfil mais jovem: 64% dos educandos têm idade de 15 a 29 anos; 33% dos educandos são adultos com idades entre 30 e 59 anos; e 3% são idosos com idade acima de 60 anos. Os números são do levantamento da Secretaria Municipal da Educação solicitados pelo O Povo Online. A maior parte dos alunos está concentrada na Regional VI (3675), que compreende os bairros da Grande Messejana. A região também é a que mais conta com escolas que oferecem o Eja (23).

Ao todo, na Capital, existem 86 polos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os polos são, na maioria, escolas municipais e a aulas acontecem turno da noite. De acordo com a Secretaria, o turno da noite é priorizado por ser o horário mais propício aos que mantêm alguma ocupação profissional durante o dia.

Somente dois polos da EJA não são escolas nem restringem as aulas ao período noturno: a Universidade do Parlamento Cearense - Unipace (com turmas nos três turnos, manhã, tarde e noite) e a Associação dos Cegos do Estado do Ceará - ACEC (com turmas durante a tarde e a noite). 

Inscrições

Os interessados devem procurar a escola-polo mais próxima, em qualquer turno, e apresentar um documento de identidade, três fotos 3x4, histórico escolar (para aqueles que têm alguma escolaridade anterior) e um comprovante de residência.

A ausência de algum documento não é impedimento para a efetivação da matrícula, que pode ser realizada, nesta modalidade, por alunos com idade a partir de 15 anos. A matrícula de adolescentes entre 15 e 17 anos no período noturno será feita mediante autorização dos pais/responsáveis.

Para fazer consulta de polos, por bairro, basta entrar em contato com a SME pelo número 3459.5905.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente