Participamos do

Prefeitura executa demolição de casas em ocupação na Praia do Futuro

Cerca de 70 famílias ocupavam a faixa de areia na avenida Dominguinho, conforme os moradores. A Prefeitura disse que o local é inapropriado para a construção de moradias
17:15 | Nov. 25, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Residências localizadas na comunidade Esperança, na Praia do Futuro, são demolidas durante operação da Prefeitura de Fortaleza, com apoio da Guarda Municipal na manhã desta sexta-feira, 25. O terreno localizado na faixa de areia da Avenida Dioguinho estava sendo ocupado há quatro meses por cerca de 70 famílias e pertence à União.

A Secretaria Regional II diz que as construção são ilegais, e a remoção tem o objetivo de ''garantir o uso público à praia''. “A Secretaria Regional II informa que a faixa de areia, na Avenida Dioguinho, entre as ruas Ismael PorDeus e Murilo da Silveira, no bairro Praia do Futuro, é pertencente a União, e inapropriada para a construção de moradias’’, afirmou em nota.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os moradores dizem que nenhuma ordem judicial para o despejo foi apresentada. A Prefeitura respondeu, em relação à denúncia,  que o terreno invadido é uma Zona de Proteção Ambiental (ZPA 2), definida em lei,'' o que permite ao município a decisão sobre o ato de desocupação''.

Francisco Assis da Silva, 55, familiar de uma moradora, conta que a demolição dos barracos foi iniciada às 7h30min. "Não houve violência porque o pessoal não se manifestou, mas eles não mostraram ordem judicial", disse.

O advogado Miguel Rodrigues, do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar, acompanhou o despejo e narra que a Prefeitura não está dialogando. "Não deixam ninguém se aproximar, até pessoas que moram aqui há mais de 40 anos estão tendo casas de alvenaria derrubadas", informou.

Moradias
A Secretaria da Regional II também informou, em nota, que as famílias podem se cadastrar nos programas habitacionais ofertados pelo município, como o Programa de Locação Social- PLS (aluguel social) e o Minha Casa, Minha Vida.
"Atualmente, Fortaleza dispõe de 1.250 vagas no PSL, sendo 700 administradas pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) e 550 pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã – Sesec. Durante os três anos e meio da gestão do prefeito Roberto Cláudio, já foram entregues 5.410 unidades habitacionais à população fortalezense", completa.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente