Participamos do

Ceará atinge recorde de transplantes em 2016

De acordo com os dados da Secretaria da Saúde (Sesa), o destaque neste ano é o número de transplantes de córnea, de 1.107, considerado o maior da história do Estado
20:31 | Nov. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ceará atingiu a marca de 1.618 transplantes até a última sexta-feira, 18, em 2016, e superou o recorde registrado em 2015, de 1.433. De acordo com os dados da Secretaria da Saúde (Sesa), o destaque neste ano é o número de transplantes de córnea, de 1.107, considerado o maior da história do Estado.


Faltando ainda mais de um mês para o final do ano, os transplantes cardíacos e pulmonar também superaram os realizados do ano passado. Os 1.618 transplantes realizados no Ceará este ano estão distribuídos em 217 transplantes de rim, 29 de coração, 5 de pulmão, 84 de medula óssea, sendo 62 autólogos e 22 alogênicos, 1.107 de córnea e 7 de esclera.


“Todo ano a gente está batendo recorde. O grande diferencial deste ano foi o número de transplante de córneas. A implantação de novos bancos já colocou o Ceará em segundo lugar no transplante de córneas no Brasil”, comemora a coordenadora da Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado, Eliana Barbosa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Em abril deste ano, 12 médicos oftalmologistas transplantadores de córnea do Ceará concluíram a capacitação em transplante lamelar, método de cirurgia avançada de córnea até então adotado por três equipes transplantadoras do Estado há três anos. O curso qualificou no uso do novo método os 15 centros transplantadores de córnea do Estado – 13 em Fortaleza, um em Sobral e um em Barbalha, onde atuam 13 equipes transplantadoras, 11 delas na capital.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente