Participamos do

Adagri convoca produtores a vacinar rebanho contra a febre aftosa

Campanha teve início no última dia 1º e segue até o dia 30 deste mês. rebanho no Estado conta com 2,5 milhões de bovinos
19:57 | Nov. 17, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Produtores de bovinos no Ceará têm até o dia 30 deste mês para realizar a vacinação contra febre aftosa. A campanha teve início no último dia 1º.  A expectativa é que sejam vacinados acima de 95% de bovinos e 85% de propriedades, de um total de 2,5 milhões de animais.


Executada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura,  Ematerce, Secretarias de Agricultura municipais e sindicatos rurais, a vacina custa, em média R$ 2 reais por cabeça de gado. 


O presidente da Adagri, Augusto Júnior, explica que a campanha de vacinação ocorre em duas etapas durante o ano. Uma em maio e outra em novembro. “A vacinação é obrigatória. Os produtores devem comprar a vacina, realizar a imunização e, de porte da nota fiscal, declarar nos escritórios da Adagri, Ematerce ou nas secretarias municipais”, explica. 


Ele afirma ainda, que a vacinação no período correto resulta numa série de garantias aos produtores. “Por dois reais, ele garante o trânsito dos animais, a comercialização dos produtos advindos do rebanho e assegura que a doença não chegue em sua propriedade”, pondera. De acordo com Augusto, há ainda a economia, já que no caso de atraso na imunização o produtor precisa pagar a taxa de 20 reais por cabeça de gado que não foi vacinada. 


Cuidados

O pecuarista deve ter cuidado com o transporte e armazenamento da vacina, procurando mantê-la sempre na temperatura de 2º a 8ºC para não perder a eficácia. Outros cuidados são com a aplicação da dose correta do produto (5 ml) na lateral do pescoço do animal, usando seringas e agulhas limpas e não danificadas ou tortas. O produtor deve ficar atento aos prazos da vacinação e sua declaração no serviço veterinário oficial, já que o descumprimento impedirá a emissão de Guia de Trânsito Animal e pode gerar multas.


Zona de Livre de Febre Aftosa

O rebanho no Estado conta com 2,5 milhões de bovinos e, em agosto de 2013, o Ceará recebeu o reconhecimento nacional de área livre de febre aftosa com vacinação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio de 2014, que permite ao Ceará negociar carne bovina e derivados com unidades federativas e com outros países.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente