Participamos do

Escritor cearense Raymundo Netto é finalista do Prêmio Jabuti

O livro reúne crônicas publicadas no O POVO entre 2007 e 2010
21:40 | Out. 21, 2016
Autor Domitila Andrade
Foto do autor
Domitila Andrade Repórter Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O universo de escritores cearenses visitado em crônicas absurdas que dialogam com o cotidiano e a história de Fortaleza. Este é o mote de Crônicas Absurdas de Segunda, livro do escritor cearense Raymundo Netto, anunciado ontem como finalista na categoria Contos e Crônica do 58º Prêmio Jabuti, o mais renomado da literatura brasileira. O livro é publicado pelas Edições Demócrito Rocha e reúne crônicas publicadas às segundas-feiras entre 2007 e 2010 no caderno Vida & Arte.

“Promovi nessas crônicas encontros com escritores, vivos ou mortos, e os coloco, de forma absurda, para falar da Cidade. Me valia de interpessoalidade, tentava captar voz, trejeitos, pensamentos do escritor para pôr esses elementos no texto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As crônicas são como caricaturas desse escritores”, comenta Raymundo Netto.
Editor adjunto das Edições Demócrito Rocha e colunista do O POVO, Raymundo conta que o livro, o primeiro inscrito na premiação, celebra os dez anos dele como escritor e, publicado em 2015, acaba de ficar esgotado. “O prêmio pode provocar que outra edição venha, que o livro chegue a mais gente”, projeta o escritor.

Esse é o principal desejo de Raymundo e vai ao encontro de uma novidade inaugurada no Jabuti deste ano. A parceria com o e-commerce multinacional Amazon fará com que as obras finalistas das categorias Romance, Contos e Crônicas e Poesia passem pelo crivo de leitores e concorram ao prêmio Escolha do Leitor. Os leitores podem conhecer os títulos concorrentes, baixar amostras gratuitas ou comprar em formato eBook, e depois realizar as avaliações.

“O livro é dedicado ao leitor desconhecido. Encontrar com leitores desconhecidos, saber o que o livro vai provocar e chegar a alguém que não sei quem é, é sempre o melhor prêmio”, conta.

Nesta edição, o Prêmio Jabuti recebeu  2.400 inscrições. O anúncio desta sexta foi dos 10 finalistas das 27 categorias da primeira fase. O grandes vencedores serão anunciados em premiação que acontece em São Paulo, no dia 24 de novembro.

Multimídia

Vote na Escolha do Leitor em www.amazon.com.br/premiojabuti

Conheça os finalistas de todas as categorias http://bit.ly/2f0BcIj

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente