Participamos do

Sistema de reúso de água do açude Gavião é acionado e deve recuperar 300L por segundo

O investimento do Governo na obra é de R$ 3 milhões, previsto no Plano de Segurança Hídrica da RMF
10:03 | Set. 06, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]
O governador Camilo Santana acionou na manhã desta terça-feira, 6, o Sistema de Reúso das Águas de Lavagem de Filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) Gavião, em Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) espera recuperar 300 litros de água por segundo durante a primeira quinzena de setembro, quando o sistema funcionará em fase de testes. O investimento do Governo é de R$ 3 milhões, previsto no Plano de Segurança Hídrica da RMF.

[SAIBAMAIS]Conforme a Cagece, foram construídas elevatórias, distantes à cerca de 1.500 metros da estação de tratamento do Gavião, e um adutora, que levará a água da lavagem de filtro até o início do processo de tratamento. O sistema conta ainda com uma barragem no riacho Gavião, que acumulará a água proveniente da lavagem de filtros.

A Companhia afirma que a potabilidade exigida pelo Ministério da Saúde será garantida por meio de um rigoroso monitoramento e controle da qualidade da água que é distribuída após o processo de reúso. A obra faz parte das medidas apresentadas pelo Governo para reduzir em 20% o consumo de água.

 

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente